O vereador César Oliva propôs a instalação de lombofaixas em frente as entradas das escolas da cidade. A medida, segundo a indicação apresentada pelo vereador, também deve abranger escolas estaduais e particulares. “O objetivo é diminuir a incidência de atropelamentos nesses locais e proporcionar mais segurança na travessia de alunos, pais e profissionais da educação”, fundamenta Oliva.
O vereador explica que lombofaixas são semelhantes às lombadas, porém são mais largas e possuem altura igual a da calçada, proporcionando, assim, uma travessia mais segura ao pedestre. Além disso, devido a faixa elevada ficar na mesma altura do passeio público, também se torna acessível à passagem das pessoas com mobilidade reduzida, além de conter a velocidade dos veículos.
“Muitas das escolas da cidade estão localizada em locais de grande fluxo de veículos, e em rotas do transporte público coletivo, assim, com a implantação das lombofaixas iremos coibir o risco de atropelamentos e, consequentemente, evitar acidentes e salvar vidas”, pontua.
César Oliva destaca, ainda, que as lombofaixas poderão ser implantadas em outros locais, fora os já indicados na propositura, onde a secretaria municipal de trânsito (SEMOB) reconheça a sua necessidade.
“Devido ao seu formato, as lombofaixas consolidam o conceito de total prioridade do pedestre na travessia, ao proporcionar a continuidade do plano da calçada, e ao mesmo tempo em que obriga o condutor a reduzir a velocidade, por partir do mesmo princípio do redutor de velocidade das lombadas”, conclui.