Veículos 0km foram entregues pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao prefeito Orlando Morando
Mais uma cidade do ABC foi contemplada pelo Governo Federal. Desta vez foi São Bernardo do Campo que recebeu cinco novas ambulâncias do modelo básica, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no último dia 27. As chaves dos novos modelos, zero quilômetro, foram entregues ao prefeito Orlando Morando, pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
As cinco novas ambulâncias irão renovar a frota de veículos do município. Ao todo, a cidade conta com 14 ambulâncias, sendo 12 do modelo básica e 2 duas do modelo avançado, com estrutura de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Em média, 8.000 atendimentos são efetuados por mês em São Bernardo.
Acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, o prefeito salientou a importância das novas ambulâncias para o serviço de urgência e emergência da cidade.
INVESTIMENTOS DO SUS – Durante o discurso, o Ministro da Saúde, enfatizou que a entrega das ambulâncias simboliza todo o investimento do Governo Federal do SUS (Sistema Único de Saúde).
“Hoje estamos entregando 419 ambulâncias, para 50 municípios em todo o País. É uma renovação de frota com essa entrega. Somamos 88% de novos veículos. Até o fim de dezembro, chegaremos a 100%. O Governo Federal está investindo em uma Saúde de qualidade”, pontuou Mandetta.
NOVA BASE – Além de conquistar novas ambulâncias, o município anunciou, no último dia 15 de maio, a entrega de uma nova base do SAMU na cidade. A unidade estará localizada entre as ruas Jurubatuba e Joaquim Nabuco, no Centro. A entrega ocorrerá em 16 de julho.
A base está sendo construída, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, em um terreno de 1.530m², divido em dois pavimentos de 180m². O espaço irá atender todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde e a Vigilância Sanitária e acomodar todos os veículos. SAMU está alocada dentro do Cenforme, no Planalto.
A localização desta base está nas proximidades do futuro Hospital de Urgências (HU), que está com mais de 70% da obra concluída. Será entregue no fim de 2019 e vai disponibilizar 250 leitos. O projeto completo soma R$ 127,6 milhões em custos.