Praça Luiz Olinto Tortorello entre as ruas Rio Grande do Sul e Manoel Coelho, ganhará nova escola. Local já foi ocupado pela EMEI Primeiro de Maio.
Na última terça-feira (4), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns), o prefeito José Auricchio Júnior, anunciou a construção de quatro novas escolas na cidade e já assinou autorizações de procedimento licitatório. Com a conclusão das obras, serão abertas 500 novas vagas de Educação Infantil no ano de 2021.
Os projetos terão custos estimados em cerca de 15 milhões de reais, valor que inclui a reconstrução de duas unidades, cujos prédios foram condenados e serão demolidos – a Emei José Corona, no Bairro Olímpico, e a Emei Luiz José Giorgetti, no Bairro da Fundação- ; a readequação do prédio da Rua Tibagi (onde se localizava a Farmácia da USCS) e a construção de uma nova escola na Praça Luiz Olinto Tortorello, obra que incluirá a total reurbanização da área localizada no Bairro Santo Antônio, com a preservação das árvores que hoje existem no local.
“Desde o dia em que tomamos posse, este é o dia mais importante para nossa gestão”, declarou o prefeito ao auditório repleto de professores, diretores de escolas e representantes de APMs (Associações de Pais e Mestres). Ele afirmou que os atuais investimentos feitos na Educação estão se viabilizando graças ao equilíbrio das contas públicas. “Tínhamos um déficit que foi sanado nos primeiros 24 meses de gestão. Como fruto do equilíbrio financeiro, agora temos condições de lançar esse projeto ousado, com ênfase na Educação Infantil. Para termos uma sociedade desenvolvida, precisamos valorizar a Educação, uma vez que ela é vetor de transformação social”, enfatizou Auricchio.
SUSTENTABILIDADE
A escola da Praça Luiz Olinto Tortorello será construída conforme os modelos de sustentabilidade do Programa Município VerdeAzul, criado pelo governo do Estado de São Paulo para estimular boas práticas de gestão ambiental. O programa exige 10 itens de sustentabilidade para que a escola seja considerada uma “instalação-modelo”, mas a nova unidade contará com 15 itens, como, por exemplo, ventilação e iluminação natural, coleta seletiva, compostagem de resíduos orgânicos, acessibilidade universal e pavimentação permeável.
PARCERIA E TRANSPARÊNCIA
A solenidade também marcou a posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Educação de São Caetano do Sul (Comed) e Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para a gestão 2019-2021. A relação nominal dos integrantes está disponível no site da Prefeitura (www.saocaetanodosul.sp.gov.br).
Os conselhos atuarão em conjunto com a Secretaria de Educação. O titular da pasta, Fabrício Coutinho, destacou a importância desses conselhos para a Secretaria: “O trabalho em equipe é mais forte e sólido. Os conselheiros somam forças ao conjunto de colaboradores da secretaria”, disse o secretário. Ele destacou que essa parceria se dá por meio de encontros regulares entre a Secretaria e os Conselhos, para a prestação de contas e a elaboração de estratégias em conjunto.
Um terceiro ato completou o evento na manhã desta terça: o lançamento da revista “Educação – Conectada com o Futuro”, que reúne as mais importantes realizações da Secretaria de Educação de São Caetano e será distribuída a professores e alunos da rede municipal de ensino. O primeiro exemplar foi entregue ao prefeito, que destacou a importância de se comunicar as ações da administração municipal à comunidade: “A revista é uma síntese de tudo o que temos feito e uma forma de comunicar à sociedade nossa gestão com transparência”, afirmou o prefeito.