Junho chegou e com ele as tradicionais festas juninas. E claro, a Fundação Pró-Memória de São Caetano não poderia ficar de fora desse que é um dos eventos mais tradicionais do Brasil e as celebra em sua exposição virtual do mês (disponível no site: fpm.org.br).
Originalmente uma antiga tradição pagã, relacionada às celebrações do solstício de verão, recebeu da Igreja Católica o impulso para se tornar uma festa de caráter religioso. Em Portugal, passou a ser associada à Festa de São João Batista, celebrada em 24 de junho, razão pela qual eram chamadas de “festas joaninas” (com as de Santo Antônio e São Pedro) – até se tornarem simplesmente “juninas”, em virtude do mês em que são realizadas.
Trazidas ao Brasil pelos portugueses e depois incorporadas aos costumes das populações indígenas e africanas, que também as influenciariam com diversos traços de suas culturas, as festas juninas possuem peculiaridades em cada parte do país.
A tradição das festas juninas faz parte da história de São Caetano desde, pelo menos, finais do século 19, com a imigração italiana. A exposição traz 18 fotos de arraiás diversos realizados na cidade nas mais variadas épocas.