Secretário Nacional de Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo, reconhece protagonismo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC em visita à região
O Governo Federal abriu diálogo com as prefeituras do Grande ABC para destravar projetos de mobilidade urbana importantes para região. Na quarta-feira (5), o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo, que faz parte do Ministério do Desenvolvimento Regional, teve conhecimento das ações regionais para área nas sete cidades e realizou diálogo com os municípios sobre as possibilidades de encaminhamento de verba da União para as cidades em reunião na sede do Consórcio Intermunicipal em Santo André.
O Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana apresentou os projetos regionais para o integrante do Governo Federal, como o Plano Regional de Mobilidade – que prevê a reorganização das redes municipais e metropolitanas de transporte coletivo, intervenções físicas em obras de ampliação da infraestrutura viária e medidas operacionais de gestão da circulação -, a linha 18-Bronze do Metrô e o Centro de Controle de Operações do Grande ABC.
Pejo ainda visitou os viadutos Castelo Branco e Antonio Adib Chammas, ambos em Santo André, que devem receber obras de ampliação com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O secretário nacional de Mobilidade Urbana atendeu, pode ainda atender individualmente, representantes dos demais municípios da região, como os prefeitos de Ribeirão Pires, Adler Teixeira-Kiko, de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, de Diadema, Lauro Michels, o secretário de Transportes de São Bernardo do Campo, Delson José Amador, o chefe de Gabinete da Prefeitura de São Caetano do Sul, Bruno Vassari, e técnicos da secretaria de Transportes de Mauá. Cada cidade apresentou suas principais demandas e projetos que estão em fase mais adiantadas para receber investimento federal.
O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, destacou a articulação regional para obtenção de recursos junto ao Governo Federal. “O secretário nacional Jean Carlos Tejo reconheceu o protagonismo dessa integração que temos aqui no Grande ABC e veio conhecer de perto nosso trabalho. Isso é muito importante, porque abre canal direto com a União para destravarmos projetos de mobilidade urbana que beneficiarão as sete cidades”, afirmou.