Com apoio do ProAC, show gratuito ocorre no dia 15 de junho de manhã no CEU das Artes Jardim Marek
Representantes da atual música caipira de raiz, a dupla Arlindo Lima & Ramon Vieira apresenta o show “Tropeada” no dia 15 de junho em Santo André. O espetáculo, com entrada gratuita, ocorre às 10h no CEU das Artes Jardim Marek (rua Engenheiro Alfred Heitzman Júnior).
A apresentação, que conta com composições de autoria da dupla, demonstra a existência de produção contemporânea de música de raiz. “A autêntica música regional não está só nas lembranças, mas se recria e se renova sempre buscando referências na tradição”, pontua o violeiro e compositor Arlindo Lima, que tem como inspiração nomes como Carreirinho, Teddy Vieira, Waldemar Henrique, Pena Branca, dentre outros. O show contará também com músicas de domínio popular.
Arlindo Lima e o cantor, folclorista e também compositor Ramon Vieira começaram a trabalhar juntos em 2012 em Sorocaba e contam com um CD (“Arlindo Lima & Ramon Vieira”) e um DVD (“Tropeada”) lançados. Ao longo dos anos, aprofundaram-se na pesquisa do universo caipira visitando antigos violeiros, fazendeiros, dançarinos, foliões e mestres. Arlindo e Ramon mesclam a música caipira do interior de São Paulo com a música dos outros sertões brasileiros, que nada mais é do que a soma de suas influências, produzindo um som que mostra a fusão de toadas, pagodes, lundus, carimbós, cateretês, maracatus, bois, etc. “Minha busca é pela arte da terra, da verdade, a arte sincera que conheci com meus pais e meus mestres nos interiores do Brasil, nos tambores do maracatu, nas caixas das folias de reis e na voz do povo que canta o que vive”, destaca Ramon.
No show em Santo André, a dupla Arlindo Lima (voz e viola) e Ramon Vieira (voz e percussão) estará acompanhada de músicos atuantes da cena instrumental atual: Guilherme Fanti (contrabaixo), Tiago Mecatti (bateria) e Fabio Gouvea (violão). Além disso, o show contará com o coral formado por Keyla Conegero, Karen Conegero e Amanda Mara.
Durante os shows, Arlindo e Ramon aproveitam também para contar algumas histórias, os famosos “causos”, que resgatam a simplicidade do campo, a natureza e um pouco da história e da tradição tropeira, já que a dupla está sediada em Sorocaba, que foi uma cidade fundamental dentro do ciclo econômico do tropeirismo, já que sediava as famosas feiras de muares entre os séculos 18 e 19.
Turnê com apoio do ProAC
O show em Santo André faz parte da turnê de oito apresentações gratuitas pelo Estado de São Paulo. Os shows contam com apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultual (ProAC) – ICMS e patrocínio da Cobasi – o shopping do seu animal.
Por isso, no dia do evento, a ONG Opam (Organização dos Protetores dos Animais Abandonados e Maltratados) estará no local arrecadando ração e acessórios (como coleira, roupinhas, cobertores, além de produtos de limpeza) para cães e gatos que estão sendo cuidados pela ONG e em busca de adoção.