O presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, professor Pio Mielo (MDB), protocolou na última semana um pacote de melhorias para revitalizar totalmente o Espaço Verde Chico Mendes, no Bairro Cerâmica.
As proposituras apresentadas no Legislativo incluem rondas intensivas e ostensivas constantes; limpeza; manutenção dos brinquedos e equipamentos para atividade física; instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência e mobilidade reduzida; implantação de placas de marcação de distância percorrida, nas áreas destinadas a prática de caminhadas; troca da iluminação atual por tecnologia LED, com ganho em luminosidade e economia; implementação de Wi-Fi gratuita e de ponta; estacionamento com seguro; e, ações de sinalização horizontal.
“As áreas verdes são os pulmões das cidades. Elas impactam positivamente na qualidade de vida de quem mora no seu entorno ou usufrui de sua estrutura. Isso traz para a comunidade local não só um espaço de lazer, mas mostra o quanto é importante ter este contato com a natureza, com benefícios reais à população, como a prática de atividades físicas, prevenção de doenças, aumento da inclusão e socialização, além de criar a consciência ambiental nos frequentadores”, explica Pio Mielo.
De acordo com Pio Mielo, a ideia é que o Espaço Verde Chico Mendes seja exemplo para os demais parques da ci-dade, como por exemplo o Parque Guaiamu (Santa Ma-ria) e o Bosque do Povo, no Bairro São José. “Áreas de lazer com conforto e segu-rança refletem diretamente na qualidade de vida da popu-lação. O Espaço Verde Chico Mendes é o cartão de visita da cidade e será modelo para todos os parques municipais”, conclui Pio Mielo.