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Estado de São Paulo será o 1º a aderir à avaliação internacional

Pisa for Schools vai avaliar conhecimento de matemática, ciências, português e leitura entre estudantes do Ensino Médio

São Paulo será o primeiro Estado a aderir ao Pisa for Schools (Pisa para Escolas). Trata-se do exame baseado no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em português), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A prova será aplicada em 300 escolas estaduais de São Paulo e envolverá cerca de 25 mil alunos da 1ª série do Ensino Médio. Com o exame, a Secretaria Estadual da Educação quer avaliar os níveis de proficiência em matemática, ciências, português e leitura entre os estudantes de 15 anos.

O Pisa foi idealizado pela OCDE e aplicado pela primeira vez em 2000 para avaliar o sistema educacional de mais de 80 países, incluindo o Brasil. Enquanto o objetivo do Pisa é fornecer resultados em nível nacional e possibilitar um panorama do sistema de ensino de cada país, o Pisa para Escolas quer produzir resultados individuais das escolas, para embasar políticas públicas locais.

O Pisa para Escolas já foi aplicado em mais de 2.200 escolas, em 10 países ao redor do mundo. Em São Paulo, os resultados vão fornecer subsídios para as tomadas de decisão do Governo e, assim, melhorar a educação oferecida pelo Estado.

A prova

A aplicação do Pisa para Escolas é feita por instituições credenciadas pela OCDE. Em São Paulo, o exame será por meio Fundação Cesgranrio, previsto para ocorrer em novembro.

A prova é digital e contará com 141 itens. Os alunos terão duas horas para responder perguntas de leitura, matemática e ciências, e mais 30 minutos para preencher um questionário contextual.

Estes questionários procuram coletar informações sobre o histórico escolar, o contexto socioeconômico dos alunos, suas oportunidades, ambientes de aprendizagem, além do engajamento e atitudes dos estudantes com relação à aprendizagem e ao ambiente escolar. O Pisa para Escolas também mensura a percepção das relações entre professores e alunos.

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