Mais de 100 atrações culturais farão parte do 19º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP), que acontecerá nos dois últimos finais de semana de julho, dias 20, 21, 27 e 28. Shows, exposições e intervenções culturais vão acontecer em dez pontos diferentes da vila inglesa, em um clima de cultura, que destaca ainda mais a principal atração do festival: a própria Paranapiacaba.
Um dos destaques da edição deste ano será a entrega oficial da torre do relógio, a famosa réplica do Big Ben de Londres, construída em 1898, que foi totalmente restaurada e passou a contar com uma iluminação especial. O relógio está parado há mais de 10 anos, e a última ação para conservação foi realizada em 2003. A inauguração ocorrerá às 18h do primeiro dia do Festival de Inverno.
Quem for à Vila durante o FIP vai poder conferir também o Museu Castelo, que passou por reforma, além de outros locais que foram restaurados, como a Garagem das Locomotivas, a Oficina das Locomotivas, a Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba e a Casa da Família Ferroviária (Casa Fox).
O Banco de Alimentos irá arrecadar 1 kg de alimento não perecível ou itens de higiene. Durante o festival também será entregue a Casa Escola Solidária, que funcionará no Antigo Galpão de eletroeletrônica. No local serão realizadas série de atividades desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com secretarias da Prefeitura, como a de Cidadania e Assistência Social e de Meio Ambiente.
Na próxima semana, a programação será disponibilizada no site www.santoandre.sp.gov.br/fip e também no aplicativo de Paranapiacaba disponível para Android e iOS.