Cada vez mais a administração mauaense está mais enrolada, perdendo prazos até para projetos de interesse do município, e que, melhorariam a vida de milhares de munícipes que carecem de atenção nas áreas de infraestrutura, saúde e educação. A última má notícia é que a prefeita Dona Alaíde não conseguiu acordo para obras de contenção em áreas de alto risco de deslizamento e sua execução vai demorar muito mais tempo para terminar, prejudicando ainda mais quem moram nestas áreas. O prazo foi ampliado devido a motivos de falta de atenção da administração, e pode chegar outras épocas de chuvas e as obras ainda estarão em execução. Se não é numa área é em outra. Dinheiro, parece que o município tem, mas o que falta a administração é alguém que saiba conduzi-la corretamente e não deixar tudo atrasado como uma casa bagunçada. Quem sabe uma nova administração coloque a casa em ordem. A população agradece.
PED em Mauá
O Partido dos Trabalhadores de Mauá – tem atualmente três nomes que estão em evidência para a disputa das eleições municipais do ano que vem na cidade. O vereador Marcelo Oliveira, o ex-prefeito Oswaldo Dias e o ex-vice-prefeito Paulo Eugênio Pereira, mas, tudo será decido atrás do PED – Processo de Eleições Diretas do partido, daí sairá um nome de consenso para disputar as eleições municipais podendo ser qualquer um dos três nomes indicados. Para muitos que acompanham os trabalhos legislativos em Mauá, Marcelo Oliveira hoje seria o nome ideal para entrar na briga pela administração da cidade, visto que, seu nome foi o único a não constar em lista da Polícia Federal apreendida durante a última prisão do prefeito cassado Atila Jacomussi.
‘Candidatura’ para inglês ver
É sabido que o PT (Partido dos Trabalhadores) de Mauá realizará seu PED em setembro próximo para eleger a nova direção partidária. Até aí, nenhuma novidade. A disputa interna à presidência do diretório até então estava definida com dois nomes: Getúlio Junior, candidato à reeleição e Valdenito Almeida, o Carioca. Porém, para surpresa dos filiados, uma terceira figura, Narcisio Buglio, apresentou seu nome há alguns dias – ele vinha declarando apoio a Carioca. Ao que tudo indica, o ‘novo’ nessa situação é que a suposta candidatura do Narcisio já nasceu para agregar à campanha de Carioca, em uma velha prática de confundir o eleitorado e de congestionar ainda mais o cenário interno do PT de Mauá.
Cada vez mais enrolada
Se antes a entidade ACISCS, já não ia bem das pernas, devendo mais que podia pagar, agora parece que a situação vai piorar, e muitos arriscam em falar que as portas serão fechadas definitivamente, depois do furacão que assolou os lados da rua Amazonas, no centro de São Caetano. Dessa vez, somando as dívidas do Natal Iluminado que o MP e agora em outra decisão recente, a Justiça exige que a instituição devolva aos cofres públicos o montante de mais de 1,6 milhão de reais contando os juros e correção. Contando outras dívidas que a entidade recebeu de administrações anteriores o montante deve passar dos 2 milhões de reais. Uma dívida impagável para uma entidade sem fins lucrativos. Recorrer à justiça é um direito de todos, e espernear também.
Em Santo André PT escolhe candidatos
Igual na cidade vizinha de Mauá, o Partido dos Trabalhadores, o PT, também tem três candidatos que querem disputar as eleições no ano que vem, o quarto, o ex-prefeito Carlos Grana, que deveria estar no páreo, não pode disputar porque teve suas contas dos anos de 2013 e 2016 rejeitas pelo Tribunal de Contas. Não oficialmente ainda estão na disputa para concorrer as eleições em 2020, os vereadores Bete Siraque e Eduardo Leite, além de Erick Eloi, podendo surgir outros candidatos ainda, visto que basta ter um aval do partido para o militante ser inscrito como candidato majoritário. Mas, por enquanto, só os três estão querendo retomar a prefeitura do PSDB de Paulinho Serra. Tudo indica que não terá na cidade o PED – Processo de Eleições Diretas.
Aécio Neves sem chances
As baterias do PSBD, não só da Capital como de São Bernardo, estão voltadas para derrubar o ex-senador e agora deputado federal Aécio Neves expulsando-o do partido sumariamente, depois que ele foi envolvido no escândalo de corrupção envolvendo a família de Joesley Batista do Grupo JBS, em cerca de 2 milhões de reais, o qual é réu na Justiça de São Paulo, bem como mais recentemente por obstrução de processo. Tanto o diretório do PSDB de São Bernardo quando o de São Paulo, pediram a cabeça do deputado federal. A executiva nacional, ainda não se manifestou sobre o assunto, mas deve seguir orientação do atual presidente ao que tudo indica quer limpar as fileiras do partido como já havia prometido. Será que consegue? – outras cabeças podem rolar nesta faxina.
Será que o povo saiu ganhando mesmo?
Muitos tem dúvida, de que a Reforma da Previdência por este governo irá ajudar a população de classe média e baixa nos próximos anos. Parece que só os políticos e os mais fanáticos acreditam que este é o caminho certo. Os políticos porque recebem verbas e ou subvenções para transformar em dividendos políticos futuros, já outros que aprovam mudanças, ainda não se deram conta que quem vai pagá-la futuramente são eles mesmos, é tudo questão de tempo, para certificarem que estão sendo enganados pelo “mito” – que não sabe explicar nada, muito menos por que quer esta reforma. Deputado federal do ABC, comemora e muito a aprovação em primeiro turno da reforma, como se ajudasse toda a população. Mas esquece de avisá-los que, a partir da aprovação total, vai ficar mais difícil de aposentar e quando isso acontecer, não receberá o suficiente nem para o aposentando pagar a aluguel e sua alimentação mensal.