X

São Caetano do Sul – 142 anos

EDUCAÇÃO – A EDUCAÇÃO COMO AGENTE TRANSFORMADOR EM SÃO CAETANO

Investir em educação é transformar vidas e, a partir daí, colaborar para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. E São Caetano do Sul tem trabalhado firme nesse sentido. Os números e as ações demonstram essa preocupação da cidade que já ostenta o melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da região. Atualmente, mais de 21 mil alunos estudam no município, somando-se os estudantes da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio. E os investimentos têm sido aplicados na ampliação do número de escolas, bem como para a revitalização das unidades já existentes e aquisição de equipamentos.

Recentemente, o prefeito José Auricchio Júnior anunciou a construção de quatro novas escolas na cidade. Inclusive, as autorizações para o procedimento licitatório já foram assinadas. Quando concluídas, em 2021, essas escolas possibilitarão a abertura de 500 novas vagas na Educação Infantil. Ao fazer o anúncio, o prefeito destacou: “Desde o momento em que tomamos posse, em janeiro de 2017, este é o dia mais importante para nossa gestão”. – Na ocasião, o prefeito disse ainda que tais investimentos agora podem ser feitos porque houve um grande esforço para que as contas públicas fossem equilibradas.

Nessa empreitada serão investidos cerca de R$ 15 milhões, valor que inclui a reconstrução de duas unidades, cujos prédios foram condenados e serão demolidos: a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) José Corona, no Bairro Olímpico, e a Emei Luiz José Giorgetti, no Bairro da Fundação. Além disso, o projeto inclui a readequação do prédio da Rua Tibagi, onde se localizava a Farmácia da USCS, e a construção de uma nova escola na Praça Luiz Olinto Tortorello, obra que incluirá a total reurbanização da área localizada no Bairro Santo Antônio, com a preservação das árvores que lá existem. Cabe destacar aqui, que essa escola será construída de acordo com os modelos de sustentabilidade do Programa Município VerdeAzul, criado pelo governo do Estado de São Paulo para estimular boas práticas de gestão ambiental.

Se voltarmos um pouco no tempo, vamos verificar que essa gestão tem se preocupado com a educação desde o seu início. Em 2017 houve a inauguração da Emei José Auricchio, no centro da cidade, unidade cujas obras haviam ficado estagnadas por cerca de quatro anos. Ainda naquele ano, o governo municipal anunciou investimento da ordem de R$ 2 milhões em reformas de escolas, contemplando dez unidades da Educação Infantil e quatro do Ensino Fundamental. É importante lembrar ainda que a entrega da Emei Claudio Musumeci, ainda no primeiro ano dessa gestão demonstra todo o poder de articulação do atual governo municipal, que conseguiu que essa Emei fosse entregue sem que houvesse qualquer participação do dinheiro público em sua construção e reforma. Toda a verba surgiu a partir de parcerias com empresas da iniciativa privada. E os trabalhos não se restringem a esses locais, pois há obras em andamento em nove Emeis espalhadas pela cidade.

Além dos cuidados na estrutura física das unidades, uma educação de qualidade requer também que seus profissionais sejam valorizados e que todos – alunos, docentes e pessoal de apoio – tenham acesso à tecnologia disponível para os mais variados segmentos da educação. E o município também se preocupa com isso. Vale lembrar que pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Educação, realizou de forma digital a Prova São Caetano, avaliação de desempenho aplicada aos alunos da rede municipal de ensino. Já em 2018, ao adotar tablets para a realização dessa prova, a cidade tornou-se o primeiro município do país a fazer uma avaliação em larga escala de forma totalmente digital. Esse modo de aplicação de prova traz economia financeira e de tempo. Como afirmou o secretário de Educação, Fabrício Coutinho, “o uso da tecnologia permitiu que se economizasse cerca de 150 mil folhas impressas”. Além disso, uma parceria firmada com a gigante Google, sem qualquer custo à prefeitura, possibilitou que os estudantes tivessem acesso ao resultado da prova minutos após a sua conclusão.

Outra ação pioneira do município se deu recentemente, com a inauguração do Colégio Municipal Universitário USCS Paulo Renato Souza. Um modelo em que os estudantes são integrados ao ambiente e às práticas acadêmicas de uma universidade. “A reestruturação do Ensino Médio é uma pauta nacional, e São Caetano agora tem um colégio pioneiro que pode se tornar referência para o país”, acentuou o prefeito Auricchio. E os números demonstram a força dessa iniciativa: Já estudam desde o início deste ano no Colégio Municipal USCS 800 alunos divididos em 19 turmas de 1º ano, cinco turmas de 2º ano e três turmas de 3º ano. Envolvidos com o novo colégio estão 40 professores, sendo que cada área do conhecimento é coordenada por um mestre ou doutor.

O Colégio Municipal Universitário utilizará estrutura com biblioteca, laboratórios de Engenharia (em andamento), de Informática, de Tecnologias, estúdios de TV e quadras esportivas. Além disso, os docentes poderão se valer da infraestrutura da Universidade (campus Barcelona e Centro) para o desenvolvimento de projetos e atividades extraclasse. “Com essa parceria, sinto a felicidade de ter contribuído para o futuro de muitos jovens”, afirmou o prefeito.

E as novidades não cessam. Neste ano, pela primeira vez na história da cidade, professores e demais profissionais da Educação estão recebendo 12 parcelas de abono, graças, mais uma vez, ao equilíbrio das contas públicas, como frisou o prefeito Auricchio. Essa ação está beneficiando por volta de 4 mil colaboradores. Outro ponto a ser destacado é a Formação Continuada, desenvolvida pela Secretaria de Educação, por meio da qual, os educadores do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação), visitam regularmente todas as escolas da rede municipal de ensino levando sua experiência com o intuito de atualizar os docentes sobre os novos conhecimentos e tecnologias voltados à Educação.

FUNDO SOCIAL – A SOLIDARIEDADE QUE TRANSFORMA

O Fundo Social de Solidariedade de São Caetano está sempre empenhado em ações transformadoras que melhorem as condições de vida de seus munícipes, sobretudo no que envolva dignidade e respeito humano. Dessa forma, a Prefeitura Municipal de São Caetano faz com que o atendimento social esteja agregado à inclusão e ao aprimoramento profissional de seus munícipes.

E os bons números já começam a aparecer. Por ano, a cidade forma cerca de 1.000 pessoas nos 34 cursos profissionalizantes que oferece por intermédio do Fundo Social de Solidariedade. Esses cursos são nas áreas de artesanato, estética, gastronomia e construção civil. As capacitações duram de três a nove meses, e todas são gratuitas.

Além disso, o Fundo Social de Solidariedade leva atividades a vários outros locais, como aos Patrulheiros Mirins, aos CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação), para a terceira idade, à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ao Núcleo de Convivência Menino Jesus e a diversas escolas por meio do Programa Governo em Movimento. A entidade não quer ser um mero espaço de assistência. Seu intuito é criar oportunidades no mercado de trabalho, implementando ações de acolhimento e transformação.

A criatividade é uma das ferramentas utilizadas pelo Fundo Social nesse esforço de tornar a vida das pessoas um pouco mais amena. Desde 2017, a entidade inova na distribuição das roupas arrecadadas pela Campanha do Agasalho. É que ela criou a Lojinha Solidária, em que as pessoas atendidas por programas sociais na cidade vão buscar as roupas, podendo escolher e provar as peças. Atualmente o programa atende cerca de 1.200 famílias.

Mobilização – O Fundo Social de Solidariedade também está preocupado com a saúde da mulher. Prova disso é o Programa Elas por Elas, criado para estimular as mulheres ao autoexame das mamas, uma vez que o câncer nessa região quando diagnosticado logo no início, aumenta significativamente as chances de cura.

E para disseminar essas informações, o Fundo Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza sistematicamente reuniões em instituições de bairro, salões de igrejas, empresas e até nas próprias residências de munícipes. Nesses encontros ocorrem palestras educativas feitas por especialistas e as mulheres já podem sair das reuniões com consulta e exames marcados.

Alimentos – A Prefeitura e o Fundo de Solidariedade de São Caetano do Sul trabalham na criação do Banco de Alimentos do município, uma vez que o projeto de lei já foi aprovado na Câmara dos Vereadores. A intenção é trazer mais segurança e eficiência na distribuição de alimentos às pessoas mais necessitadas. Em local específico, todo alimento poderá ter sua rastreabilidade e maior organização, o que permitirá fazer um atendimento ampliado às entidades assistenciais de São Caetano.

LAZER – INVESTIR EM LAZER E ÁREAS VERDES É APOSTAR NO FUTURO A PARTIR DO PRESENTE

Áreas verdes e opções de lazer integram qualquer bom programa sobre qualidade de vida. Em São Caetano, a inauguração do Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim, em julho de 2018, foi mais um passo importante para que a cidade chamasse a atenção também nos quesitos saúde, entretenimento e bem-estar.

O batismo do local com o nome do grande maestro e ecologista, autor da clássica canção Passarim, dá um toque especial da refinada arte brasileira associada à tradição da cidade, exatamente nas imediações de onde no passado funcionou a Cerâmica São Caetano, repleta de ricas recordações.

Com 14 mil metros quadrados, a mais nova área verde da cidade constitui-se no sétimo parque do município, situado no Boulevard São Caetano, próximo ao ParkShopping São Caetano. Ele está aparelhado com equipamentos modernos para todas as idades, a exemplo de tomadas com entrada de USB para o carregamento de aparelhos eletrônicos, espaço para festas de aniversário, aparelhos de ginástica ao ar livre, luzes com placas fotovoltaicas, espaço PET (com alas separadas para animais menores), área para piquenique, pergolado, redário, playgrounds, pistas de corrida, labirinto com vegetação e rede Wi-Fi.

De acordo com o prefeito José Auricchio Júnior, esse é um presente raro para São Caetano do Sul e demonstra a confiança da Multiplan no município. “Foi graças a muitas conversas e negociações que a Prefeitura conquistou um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões viabilizado pela empresa”, explicou o prefeito. Ele disse ainda que a cidade “ganhou um parque totalmente autossustentável e moderno, com zero de investimento dos cofres públicos”.

Esse aporte da Multiplan, e que custeou praticamente toda a montagem do parque, surgiu como medida para compensar os impactos causados pela construção do conjunto comercial e de serviços no bairro. Além disso, houve o chamamento público, o que fez com que algumas outras empresas também contribuíssem, de alguma forma, para a criação do Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim.

E na esteira desse parque, repleto de tecnologia, cabe lembrar que a Prefeitura de São Caetano, desde o ano passado, lançou o Wi-Fácil, iniciativa que disponibiliza internet gratuita em praças e parques da cidade. Conforme explicou Auricchio, a medida integra uma série de ações da Prefeitura com o propósito de inserir São Caetano do Sul no conceito de cidade inteligente. “inclusão digital e acesso à informação são essenciais nas atividades da sociedade atual. E esse é mais um passo que damos rumo à democratização e à modernização do governo municipal”, afirmou o prefeito.

Os pontos com internet grátis na cidade estão nos seguintes locais: Praça da Figueira (Bairro Nova Gerty), Praça dos Imigrantes (Olímpico), Praça Cardeal Arcoverde (Centro), Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim (Cerâmica), Espaço Verde Chico Mendes (Cerâmica), Parque Catarina Scarparo D’Agostini (São José) e Praça Di Thiene (Santa Paula).

Ainda sobre os parques da cidade, essas áreas verdes foram revitalizadas, graças a uma ação conjunta entre a Secretaria de Serviços Urbanos e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). Ganharam intervenções como reforma ou instalação de brinquedos, plantio de flores e espécies nativas, recuperação das alamedas e revisões hidráulica e elétrica os seguintes locais: Parques Chico Mendes e Catarina Scarparo D’Agostini (o Chiquinho), no Bairro Cerâmica, Talita Thomé Tomarevsky (O Guaiamu), no Bairro Santa Maria, Agostinho Leal, no Bairro Nova Gerty, e o Parque Linear da Avenida Presidente Kennedy, no Bairro Olímpico. Além das praças da Bíblia, no Centro, Maria Salete Bento Cicaroni e Faria Lima, no Bairro Santa Maria, Monumento em Homenagem à Mulher e Di Thiene, no Bairro Santa Paula, Terço dos Homens, no Bairro São José, da Viola, no Bairro Boa Vista e Itália, no Bairro Fundação. Além disso, cinco lagos da cidade, dois no Parque Chico Mendes, no Chiquinho e no Guaiamu e o pesqueiro municipal, no Bosque do Povo, foram reformados, ganhando impermeabilização, limpeza, recuperação e manutenção geral.

Outro local que passa por reformas é o Parque José Alves dos Reis, conhecido como o Bosque do Povo, no Bairro São José. Estão sendo revitalizados os banheiros, a portaria e o palco. Além disso, a Prefeitura se empenha na construção de alamedas e na revitalização das já existentes. A iluminação tradicional do espaço também está sendo substituída por luzes de LED, e o local deverá ganhar novos brinquedos para crianças e vários equipamentos voltados para as atividades físicas.

A ação envolve ainda o recapeamento da Rua Matilde, no entorno do parque, a construção de muro de arrimo, revitalização do coreto, criação de espaços para a prática de novas modalidades esportivas como calistenia (exercícios feitos em barras de ferro usando o peso do próprio corpo), slackline ( esporte de equilíbrio praticado sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos), futebol de areia, vôlei de praia e revitalização das quadras de tênis e vôlei. O Saesa ficará responsável pela revitalização das áreas verdes. Já no pesqueiro houve a recuperação da estrutura de concreto do lago, da casa de máquina e do duto para oxigenação da água e a reinauguração aconteceu no último dia 20 de julho. Além disso, da impermeabilização de toda a área do lago, foi construído um muro para separar o pesqueiro da pista de atletismo, na reforma da calçada em volta do lago e na revitalização do entorno do pesqueiro.

Outra iniciativa que reúne atividade física e mobilidade urbana é o ciclismo. Assim, a população de São Caetano, todos os domingos, das 8h às 16h, tem uma opção a mais de lazer sobre duas rodas, projeto iniciado no ano passado. Já são 16,5 Km de malha cicloviária, incluindo-se a ciclovia da Avenida Presidente Kennedy. A tendência é de que essa ciclofaixa se amplie nos próximos anos, um projeto que, como frisou o prefeito, “busca oferecer aos ciclistas da cidade “lazer, saúde e meio de transporte econômico e sustentável”.

SAÚDE – UMA CIDADE COMPROMETIDA EM OFERECER SAÚDE DE QUALIDADE À POPULAÇÃO

A reinauguração recente do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, no Bairro Santa Paula e a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho, em prédio anexo ao hospital reforça a preocupação da Prefeitura de São Caetano do Sul com a saúde de seus munícipes. A entrega dessas obras marca a reestruturação do sistema de atendimento de urgência e emergência da cidade.

Nesse novo modelo, os portadores do Cid Card (e futuramente do Cartão São Caetano) deverão buscar atendimento no Hospital Albert Sabin. Já aqueles que não possuem esse cartão serão atendidos na UPA. O atendimento infantil (até 14 anos) permanecerá no Hospital Infantil Márcia Braido para quem tem o Cid Card. Aqueles que não portarem esse cartão serão atendidos na nova UPA, que inclusive leva o nome de Julio Marcucci Sobrinho em uma homenagem ao servidor que se destacou ao longo de várias décadas a serviço do município, chegando a ocupar os cargos de diretor e secretário de Obras e também de diretor do então DAE (hoje Saesa).

“Essa reorganização impacta diretamente na vida das pessoas, e de maneira muito positiva, com a manutenção de todos os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), que são: equidade, integralidade e universalidade”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior, acentuando que “ninguém vai ficar sem atendimento, a qualquer hora do dia ou da noite”.

Capacidade Ampliada – É importante lembrar que com a reforma do hospital e a entrega da nova UPA, o número de leitos naquele local saltou de 18 para 38. O Sabin tem capacidade para realizar cerca de 10.000 atendimentos por mês, incluindo exames laboratoriais, radiografias, tomografias e ultrassonografias. A UPA, por sua vez, consegue atender 10.000 adultos/mês, além de outros 3.500 atendimentos infantis, incluindo-se também a realização de exames laboratoriais. Para a conclusão dessas obras foram investidos cerca de R$ 6 milhões, R$ 3 milhões da Prefeitura e a outra metade vinda da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Conforme explicou o reitor da autarquia, Marcos Sidnei Bassi, “a contrapartida ao investimento será a possibilidade de os estudantes de Medicina da Universidade utilizarem esses equipamentos no processo de aprendizagem. Essa é uma parceria em que ganha a USCS, a Prefeitura e, principalmente, a população da cidade”, frisou o reitor.

Saúde Conectada – Essas transformações por que passa a cidade nessa gestão envolvem também a estratégia de saúde conectada de São Caetano do Sul, em que se inserem o Prontuário Eletrônico e o Plantão Médico 24 horas de Profissionais da FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem). O objetivo da ação é sanar eventuais dúvidas sobre os laudos dos exames. Uma medida que apresenta diagnósticos mais precisos, uma vez que o Prontuário Eletrônico substitui as fichas de papel, sujeitas a extravios e à quebra de sigilo, dentre outros riscos. Na versão digital, todas as informações são armazenadas, gerando um histórico completo do paciente, desde a sua identificação, anamnese (entrevistas, sintomas, diagnósticos etc.) até exames e tratamentos a que ele já foi submetido. Além disso, o Prontuário Eletrônico possibilita a comunicação entre integrantes de equipes multiprofissionais e a continuidade da assistência prestada ao paciente, mesmo que em unidades diferentes.

E dentro do plano de revitalização das unidades de saúde do município as intervenções já foram iniciadas em oito das nove unidades, as quais deverão ganhar ar condicionado, elevadores (nas unidades com pavimento superior), pintura e reforma dos telhados e o atendimento administrado pelo Prontuário Eletrônico.

Revitalizações – As unidades que integram o plano de reformas são as seguintes: UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Ivanhoé Espósito (Bairro Barcelona), Maria Corbeta Segato (Prosperidade), Dolores Massei (São José), Amélia Richard Locatelli (Santa Maria), Darcy Sarmanho Vargas (Mauá) e Moacir Gallina (Cerâmica), além do Centro Policlínico Gentil Rstom (Nova Gerty) e do Centro de Especialidades Médicas (Fundação). O plano contempla ainda o Centro de Saúde Dr. Manoel Augusto Pirajá da Silva (Santo Antônio), que será transformado no Atende Fácil Saúde, uma unidade ampla e moderna, que concentrará o Centro de Especialidades Médicas, Centro de Diagnósticos, Farmácia 24 Horas e o Centro de Atenção Geriátrica.

Outra iniciativa importante da atual gestão foi a modernização, em 2017, do Complexo Hospitalar, que reúne os Hospitais Márcia Braido, Maria Braido e Euryclides de Jesus Zerbini. Essas reformas contemplaram a inauguração do Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini, construído no primeiro andar do Hospital Infantil Márcia Braido, em uma ala que estava inutilizada havia alguns anos, e que hoje oferece à população uma série de exames de diagnósticos e terapêuticos de alta qualidade. A reforma e compra de equipamentos demandou investimento da ordem de R$ 600 mil, e os atendimentos têm sido feitos mediante parceria estratégica com a Faculdade de Medicina do ABC. A Centro de Endoscopia consegue realizar aproximadamente 650 exames por mês, entre atendimentos agendados e procedimentos de emergência 24 horas.

Modernizações – Além disso, a Prefeitura, já em 2017, fez a revitalização e ampliação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido. Essa UTI estava desativada desde dezembro de 2015. Para essa obra foram investidos R$ 150 mil, o que fez o número de leitos subir de seis para dez, sendo dois para isolamento.

Em 2018, foi a vez de o Centro Cirúrgico Prof. Dr. Carlos Alberto Bezerra ser entregue à população, totalmente revitalizado em suas estruturas e equipamentos. Localizado no Complexo Hospitalar Municipal, as reformas o colocaram dentre os centros cirúrgicos mais modernos da região do ABC. Para que isso ocorresse foram investidos R$ 980 mil, do tesouro municipal, além de R$ 1 milhão em equipamentos. Na esteira de inaugurações no Complexo Hospitalar merecem destaque ainda a ala de Internação Infantil e a Brinquedoteca Dr. Roberto Guidoni, entregues à população em 2017, e o setor de Radiologia Dr. Carlos Alberto Lopes, este inaugurado no ano passado.

Bariátrica – Um outro programa que tem colocado São Caetano do Sul em destaque no país dentre as cidades preocupadas com a qualidade de vida é o seu Programa de Endoscopia e Cirurgia Bariátrica. Em 2008, o município foi o primeiro do Brasil a oferecer esse procedimento, com recursos do próprio município, contudo, a iniciativa foi interrompida em 2013. Na gestão atual, o programa voltou maior e mais moderno.

O prefeito José Auricchio Júnior disse que tal reorganização envolveu uma enorme sinergia dentro do município. “Demoramos cerca de um ano até consolidarmos o programa, pois ele envolveu muitos detalhes, e tudo precisou ser bem planejado para que se garantisse a segurança desses procedimentos para os pacientes. Fomos pioneiros em 2008, e mesmo mais de uma década depois, ainda somos a única cidade do Brasil a oferecer esse tipo de tratamento à população”, afirmou o prefeito. Segundo ele, um Centro Cirúrgico praticamente novo foi construído na cidade, aparelhado com equipamentos modernos para atender os pacientes com obesidade.

Havia uma fila antiga de quase 170 pacientes em busca de cirurgia bariátrica, os quais passam atualmente por novas avaliações, já dentro do programa reestruturado, priorizando-se os casos mais graves e a ordem cronológica. Outros 150 pacientes também têm se submetido a uma equipe multidisciplinar de especialistas na área a fim de que se busque o tratamento mais adequado. O programa tem capacidade de realizar sete cirurgias por mês, totalmente custeadas pela Prefeitura. Além disso, desde 2017 São Caetano realiza endoscopias bariátricas, no Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini, situado no Hospital Márcia Braido.

Unidades Móveis – Como se pode perceber, os cuidados médicos em São Caetano estão ainda mais próximos da população. Basta observar a Carreta Saúde em Movimento, um dos braços estratégicos de programa que tem como propósito descentralizar o atendimento. Desde o início do ano, essa unidade móvel pode ser vista em vários pontos da cidade, prestando serviços de saúde aos habitantes de São Caetano. Ela é equipada com três consultórios, prontos para atender diversas especialidades, além de aparelho de ultrassonografia e mesa ginecológica. Sua capacidade é de prestar assistência a 400 pacientes/dia.

O atendimento é por livre demanda, ou seja: chegou, é atendido. Sem necessidade de agendamento. A unidade móvel conta também com prontuário eletrônico, o que confere agilidade aos procedimentos. De acordo com o prefeito José Auricchio Júnior, a unidade móvel ampliou seu leque de atuação, fazendo inclusive exames laboratoriais.

SOS Cidadão 156 – Outro ponto que merece destaque nessa relação mais abrangente entre a Prefeitura e a área da Saúde foi a unificação dos serviços de urgência e emergência ocorrida há pouco mais de um ano. O SOS Cidadão 156 já acumula mais de 17 mil atendimentos, uma iniciativa que rapidamente conquistou a aprovação da população. Essa central concentra os chamados de Saúde, Segurança, Defesa Civil, acidentes de trânsito e qualquer situação de urgência/emergência ou calamidade pública.

O serviço é oferecido de forma ininterrupta, 24 horas por dia, por meio dos números 156 e 0800 7000 156, conectado com telefones fixos e aparelhos celulares. Ambulâncias, motos, bicicletas e veículos de apoio integram a frota. Todos os chamados passam pela análise de um médico regulador, que os classifica por cores, de acordo com a gravidade de cada caso, e o tempo-resposta médio do serviço é de cinco minutos.

Zerando Filas – Além disso, os mutirões já ganharam a simpatia da população, dada a sua organização e quantidade de pessoas beneficiadas por vez. Em maio, por exemplo, no Mutirão de Endoscopia realizado no Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini foram 120 atendimentos. O Mutirão da Oftalmologia prestou assistência a outros 600 pacientes e em junho foi a vez do Mutirão de Pequenas Cirurgias de Pele, no Hospital Municipal Maria Braido, que atendeu 120 pacientes. E novos mutirões estão por vir em São Caetano, cidade que faz de suas iniciativas inovadoras referências para demais cidades da região, do Estado e até do Brasil.

SEGURANÇA – ÍNDICES COMPROVAM A EFICIÊNCIA DE SÃO CAETANO EM SEGURANÇA

Quando o assunto é segurança, São Caetano também se mostra eficiente. De acordo com estudo divulgado recentemente pelo Instituto Sou da Paz, que avalia os índices de crimes com uso de violência em todo o Estado de São Paulo, o município aparece como o mais seguro da Região Metropolitana – formada por 39 cidades e mais de 21 milhões de habitantes -, além de ser a terceira do Estado, num universo de 139 municípios com mais de 50 mil habitantes. As boas colocações são resultado de ações implementadas nos últimos anos. Basta observar que a cidade no quesito segurança, no âmbito estadual, subiu da sétima posição em 2018, para o terceiro lugar neste ano. No Grande ABC, com seus mais de 3 milhões de habitantes, São Caetano já figurava como o mais seguro também na edição do ano passado.

Outra informação relevante sobre a relação da cidade com os índices de segurança data de dezembro de 2017, quando São Caetano do Sul, segundo levantamento da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) despontou como a “cidade mais segura do Brasil para jovens”, de acordo com seu Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência.

E para os bons índices colaboraram os investimentos feitos pela Prefeitura nos últimos anos em equipamentos, estrutura e inteligência, além da união selada entre as Polícias Militar, Civil e GCM (Guarda Civil Municipal), que tem dado respaldo às ações conjuntas e cruzamento de informações.

Os critérios adotados pelo Instituto Sou da Paz tiveram por base registros de homicídios, estupros e roubos em geral, os quais têm em comum o uso da violência. Em 2018, São Caetano não registrou nenhum caso de homicídio, e a cidade apresentou queda em quase todos os índices de criminalidade, dentre eles, roubos em geral e furtos de veículos.

Por toda a cidade – Outra novidade implementada pela atual gestão neste ano foi o Programa Segurança 360°, que reúne todas as ações e políticas públicas voltadas para o tema segurança. Com a instalação de 220 câmeras, o novo sistema de videomonitoramento contará com equipamentos de alcance diferenciado, softwares e hardwares específicos, manutenção e substituição de equipamentos, além de profissionais qualificados para o desenvolvimento de tais tarefas.

Do Programa Segurança 360° constam ainda a renovação da frota de viaturas, aumento do efetivo de guardas municipais, operações integradas entre as forças policiais, aquisição de drones e capacitação de guardar para operar tais equipamentos. Outros pontos contemplados pelo Segurança 360°: investimento em armamentos e uniformes para a GCM, Parceria Público-Privada (PPP) para melhorias na iluminação da cidade, ação que prevê a troca de todas as atuais lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED, que são mais eficientes, econômicas e que reduzem o impacto ambiental.

Forças Integradas – Outro ponto importante para o aumento da segurança na cidade foi a integração do sistema de câmeras do município ao Detecta (Barreiras Inteligentes), no final de 2017. Assim, as 13 entradas e saídas da cidade passaram a contar com 37 câmeras, chamadas de leitores automáticos de placas, que leem as placas dos veículos e levam esses dados, em tempo real, às viaturas da Polícia Militar e a uma central estratégica da Guarda Civil Municipal.

O sistema Detecta também está conectado às outras câmeras de trânsito do município, em 27 pontos de controle da cidade, perfazendo um total de 65 leitores automáticos de placas (câmeras). Vale lembrar que o sistema de monitoramento com 220 câmeras de segurança espalhadas pela cidade também está integrado ao Detecta, o que amplia o fluxo de informações para o combate a delitos.

Em abril deste ano, São Caetano realizou a 1ª Operação Integrada das Forças de Segurança, ação que contou com a participação de 80 policiais, 25 viaturas, 12 motos e dois guinchos da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana). De acordo com a prefeitura, a união da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil busca oferecer uma maior amplitude de atuação, garantindo que as operações sejam mais eficientes.

Como resultado dessa operação, 185 pessoas foram abordadas, 148 veículos se submeteram à vistoria da polícia, entre carros, motos, caminhões e ônibus e 23 autos de infração de trânsito foram emitidos, além de nove veículos e três documentos apreendidos. Novas operações integradas deverão ocorrer na cidade até o final do ano.

A Operação Sossego Público é uma iniciativa que também tem dado bons resultados. Ela é uma parceria entre as secretarias de Segurança (Seseg), de Planajamento e Gestão (Seplag) e de Mobilidade Urbana (Semob), todas de São Caetano do Sul. A mobilização integrada realizada em abril contou com cinco viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal), dois veículos do departamento de Fiscalização da Seplag, além de caminhonete e guincho da Semob. A ação ocorre em período noturno e tem como propósito garantir a segurança e fiscalizar a comercialização irregular e/ou ilegal de mercadorias.

TERCEIRA IDADE – SÃO CAETANO, CIDADE AMIGA DO IDOSO

A população brasileira está envelhecendo e o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5% até 2060. Ou seja, um em cada quatro brasileiros será idoso daqui a pouco mais de quatro décadas. É o que mostra projeção recente realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esse indicativo é também positivo, uma vez que a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado. A medicina, influenciada pelos avanços tecnológicos, além dos acompanhamentos e cuidados que o idoso vem recebendo, somado a uma alimentação mais balanceada têm resultado nesse aumento da expectativa de vida de nossa população.

Em São Caetano do Sul, por meio de seus cinco CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação), a cidade demonstra sua preocupação em garantir a execução de políticas específicas para a preservação da saúde física e mental do idoso. A quinta unidade do CISE foi inaugurada no final do ano passado, no Bairro Prosperidade, recebendo o nome de Benedicto Djalma Castro. O local conta com nova cancha de bocha, dois consultórios médicos, salão de festas, dentre outros espaços. O centro presta atendimentos na área da saúde, enfermagem, psicologia, assistência jurídica, oficinas culturais, atividades físicas e esportivas. E até 2020 o município deverá ganhar seu sexto CISE, dessa vez, a ser construído no Bairro Fundação.

Avanços – E além da inauguração do CISE Benedicto Djalma Castro, nos últimos anos a Prefeitura vem realizando uma série de intervenções em todos os CISEs da cidade. Em 2018, por exemplo, o CISE João Nicolau Braido, no Bairro São José, foi entregue totalmente revitalizado aos seus mais de 10 mil associados, o que envolveu também a recuperação da piscina Milton Feijão Filho. Essa revitalização incluiu o conserto de dois aquecedores e da bomba de filtragem de água, além da colocação de cinco barras metálicas de apoio nas bordas internas da piscina e nos mictórios, no vestiário masculino. Recentemente, o espaço passou por nova manutenção predial, com atenção especial para o telhado do local.

Ainda em 2018, o CISE João Castaldelli, no Bairro Olímpico, também passou por melhorias e no CISE Moacyr Rodrigues, no Bairro Santa Paula, houve a reforma da cancha de bocha, colocando-a dentro das especificações exigidas pela Confederação Sul-Americana de Bocha. Outras intervenções estão em andamento na unidade. A Prefeitura lembra que para se inscrever no CISE o interessado deve ter mais de 50 anos e procurar a COMTID (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), na rua Rafael Corrêa Sampaio, 600, no Bairro Santa Paula (telefone 4233-7557).

Os endereços das cinco unidades são estes: CISE João Nicolau Braido – Rua Humberto de Campo, 600, Bairro São José; CISE Dr. Moacyr Rodrigues, Rua Rafael Corrêa Sampaio, 600, Bairro Santa Paula; CISE Francisco Coriolano de Souza, Rua Dionízio Mercado, 199, Bairro Nova Gerty, CISE João Castaldelli, Avenida Presidente Kennedy, 2.400, Bairro Olímpico e CISE Benedicto Djalma Castro, Rua Garça, 323, Bairro Prosperidade.

Reconhecimento – Em reconhecimento às políticas públicas implementadas por São Caetano, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo concedeu o primeiro dos três selos do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Em breve, o município deve receber o Selo Intermediário I. Para obter o Selo Inicial, a Prefeitura de São Caetano cumpriu duas etapas: a adesão e o cumprimento de sete ações estabelecidas pelo Estado, que envolvem a criação do Conselho Municipal do Idoso, a realização do diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas para o idoso, a realização do diagnóstico com os idosos do município, a inclusão de ações para garantir os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social, a adequação/ampliação da cobertura vacinal dos idosos, a implementação de ações de promoção de saúde e a prevenção de queda dos idosos, além da aplicação de ações para garantir a acessibilidade no transporte público municipal.

Por Antonio Rogério Cazzali

Imprensa:

This website uses cookies.