Você tem algum colega chato no trabalho? Ou será que você tem suspeitas de que você mesmo seja o chato estraga prazeres? A verdade é que passamos grande parte do nosso tempo trabalhando, e devemos fazer com que esse momento seja o mais profissional, e menos estressante possível. E claro que evitar ser aquela pessoa tóxica que todo mundo odeia faz com que o ambiente de trabalho seja bem mais saudável. Assim, confira 5 dicas para manter a paz no ambiente profissional.
* Ter empatia
Essa é a dica mais importante. Imaginar e tentar entender como o outro possa se sentir em determinadas situações te darão um ótimo parâmetro de como agir.
* Cooperar
Coopere no que for possível, ofereça ajuda se tiver tempo, facilite o trabalho dos outros. Enfim, seja o exemplo de colega de trabalho que você gostaria de ter.
* Investir na comunicação verbal e escrita
Não adianta nada se preocupar com o outro, mas não saber se expressar. Por isso, pense duas vezes antes de falar, e escolha muito bem as palavras.
* Aprender a ouvir
Tarefa árdua para muitos, ouvir o que o outro tem a dizer é essencial, pois só assim você vai ser capaz de melhorar seu trabalho ou a si mesmo, seja no quesito pessoal ou interpessoal.
* Prestar atenção na comunicação não verbal
Por mais que muitos saibam controlar a língua, a cara ou a expressão corporal ainda é difícil de disfarçar. Portanto, estude-se no espelho, e veja quais caras e bocas não são adequadas para o ambiente de trabalho, por mais mal humorado que você possa estar.
Siga essas dicas, e busque melhorar sua relação interpessoal todos os dias! Senão for para dar o exemplo ao colega chato, que seja para não se transformar em um!