Todas datas comemorativas fazem o comércio aquecer as vendas, lojas e shoppings lotados, tudo para achar aquele presente que combina com o amigo, parente, no caso desse fim de semana, com nosso pai.
Mas o que é mais importante? Dar presente ou estar presente?
Hoje, mais de 64% das famílias brasileiras estão endividadas. Tanto que a maioria usará os recursos que serão liberados do FGTS para pagar parte dessas dívidas.
Com a correria do dia a dia, estamos distantes dos nossos pais, nossas mães, filhos, que queremos dar sim um presente para eles, afinal, eles merecem.
Mas cuidado para que esse presente não estoure seu orçamento. Estar presente sempre é melhor do que dar um presente, e o melhor, não custa nada.
Porém, caso queira presentear seu pai, faça um bom diagnóstico financeiro para saber como anda suas finanças e saber exatamente quanto poderá gastar. Abaixo vão 3 dicas.
1 – Nunca deixe para a última hora, o comércio aproveita as datas comemorativas para ganharem mais, com isso você poderá pagar mais caro do que fora de data comemorativa.
2 – Planeje sempre com antecedência, por exemplo, quer comprar um celular para seu pai (no ano que vem) divida o valor dele em 10 e poupe pelos próximos dez meses. Assim comprará à vista, com desconto e 2 meses antes da data comemorativa, evitando assim aumento do preço do produto.
3 – Não se endivide para comprar um presente. Muitas vezes compramos um presente com o dinheiro que não temos e isso fará você pagar mais juros e pagando mais juros terá que trabalhar mais e mais, ficando cada vez menos presente na vida de quem amamos.