X

Não é que o prefeito voltou?

Isso mesmo! – o prefeito Atila Jacomussi retornou a prefeitura de Mauá depois de ser cassado pela Câmara de Vereadores no mês de abril, pouco mais de quatro meses depois. Mais uma vez a vice-prefeita Alaíde Damo, volta a ter a função somente de dona de casa, quando da primeira e segunda prisão do prefeito em decorrência de seu envolvimento nas investigações da Polícia Federal nos esquemas da Operação Prato Feito e subsequente a Operação Trato Feito. No período da administração Alaíde Damo, Mauá, não evoluiu em nada em nenhuma área, deixando a população totalmente a deriva dos atendimentos emergenciais. Ao todo o prefeito ficou preso mais ou menos três meses e causou um reboliço danado no meio político da cidade.

Decisão do TJ

Em decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo da última segunda-feira, 9 de setembro, Atila Jacomussi reconquistou a direito de reassumir o cargo de prefeito da cidade de Mauá novamente, sendo a quarta posse de Atila, contando de quando ele ganhou as eleições em 2016. A justiça entendeu que, ao ser preso, o prefeito não deveria ser cassado do modo que foi pela Câmara Municipal no, mês de abril, em base legal, visto que, não houve tempo hábil para pedir o afastamento do cargo ao Legislativo. De volta a prefeitura o prefeito vai ter de lidar novamente com a troca de secretariado, porque em outras oportunidades que assumiu a vice-prefeita interinamente exonerou os secretários nomeados tantas vezes quanto o prefeito foi preso, deixando a cidade numa bagunça enorme, o que já estava acontecendo antes disso ocorrer. Se sair mais uma vez, será que terá direito de pedir música no Fantástico?

População clama por segurança

Quem acompanha os grupos sociais percebe que o maior problema da região é a questão da segurança pública, que não tem melhorado em nada a vida da população da periferia. Isso em todas as cidades do Grandes ABC, não só em uma. Mas falta uma explicação dos governantes que divulgam através de órgãos públicos e se vangloriam que a criminalidade em suas cidades estão caindo, mas longe da realidade sentida pela população. Será que são confiáveis estas estatísticas divulgadas? – a população em sua grande maioria acredita ser balela dos governantes, e as redes sociais da região é quem o diga, porque o que não falta é a divulgação de acidentes e os mais diversos crimes praticados na região. Quem tem razão? A polícia ou a população, que sente na pele a insegurança que reina nos bairros mais distantes dos centros comerciais?

CPI do Natal Iluminado
A CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito aberto pela Câmara Municipal de São Caetano, que tem como presidente o vereador Tite Campanella, dentre os próximos dias terá em mãos os relatórios dos gastos e recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado, sobre os apontamentos de irregularidades envolvendo a Prefeitura de São Caetano e a Associação Comercial de SCS, em referência ao repasse do convênio celebrado entre as partes e os gastos considerados irregulares que provocaram a abertura da CPI. Após os estudos dos vereadores da Comissão, caso comprovem e sigam as recomendações do Tribunal de Contas, a entidade ACISCS deverá devolver aos cofres públicos a quantia repassada do Natal Iluminado de 2016, bem como juros e correção do dinheiro público investido na época, perfazendo um total corrigido de aproximadamente R$ 1,6 milhão de reais.

Havan no ABC

Em breve estará sendo inaugurada no ABC, duas lojas da rede Havan de Santa Catarina, uma em Santo André e outra em São Bernardo do Campo. A rede de lojas de propriedade de Luciano Hang está expandindo para o sudeste sua rede, e o ABC é a primeira meta a ser conquistada pelo empresário onde pretende gerar com as inaugurações cerca de duas mil vagas de trabalho direto e indiretamente. Em São Bernardo a rede Havan, ainda não tem local definido para a abertura da loja, mas, em Santo André o local deverá ser na antiga sede do supermercado Walmart da Avenida do Estado.

Maia critica declarações

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que declarações como a do vereador Carlos Bolsonaro, que afirmou que por vias democráticas não haveria mudanças rápidas no País, podem prejudicar ainda mais a recuperação econômica do Brasil. Maia criticou a postagem feita pelo filho do presidente da República, Jair Bolsonaro, em uma rede social e disse que frases como essas colaboram com a insegurança de empresários de investir no Brasil. Maia afirmou ainda que a democracia é o sistema que dá estabilidade aos países e confiança para investimentos de longo prazo, e todas as frases que vão contra a democracia liberal geram danos na confiança no nosso País.

Orlando Morando indiciado

A Polícia Federal, no início da semana, indiciou o prefeito de São Bernardo – Orlando Morando, dentro da Operação Prato Feito e Trato Feito, por desvio de merenda escolar, mesma operação em que prendeu o prefeito de Mauá – Atila Jacomussi. O pedido de indiciamento foi feito pela Delegada Melissa Pastor ao prefeito Morando e seu ex-secretário e ex-presidente da FUABC Carlos Maciel, que apura suspeita de irregularidades em contratos de alimentos nas áreas de alimentação e saúde. O esquema teria se instalado no município bem antes da atual administração quando a Le Garçon fornecia kits de alimentos para a secretaria de Educação. O prefeito Orlando Morando nega envolvimento seu e de sua administração no caso.

Ricardo Rios assume dia 23

O suplente de vereador em São Caetano, engenheiro Ricardo Rios do PL – Partido Liberal assume pelo prazo de 15 dias a vaga de suplente na Câmara Municipal de São Caetano, no lugar do vereador Ubiratan Figueiredo que sai de licença para tratar de assuntos particulares.

Frase da Semana

“O tempo passa e governantes ainda acreditam que podem enganar algumas pessoas por muito tempo” – Anônimo

Samuel Oliveira: Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.

This website uses cookies.