Estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Jorge Street, de São Caetano do Sul, na região do ABC, Gabriel Salles se classificou para o RoboCup, evento mundial de robótica, programado para 2020, em Bordeaux, na França.
Salles é aluno do terceiro ano do curso técnico de Eletrônica integrado ao Ensino Médio e fez parte do grupo que conquistou a vaga ao vencer a Competição Brasileira de Robótica/Latin America Robotic Competition (CBR/Larc). A disputa ocorreu em Rio Grande (RS) no final de outubro, simultaneamente à Olimpíada Brasileira de Robótica.
O interesse de Salles pelo tema começou com o pai, que é professor e proprietário de uma escola de robótica. “Como tinha um pouco de dificuldade em Eletrônica, decidi fazer o curso técnico para me aprimorar”, conta o estudante. “Na disputa do desafio em Rio Grande, fui responsável por montar toda a parte elétrica do nosso robô.”
Salles participou da competição acompanhado do aluno do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Palmares, Felipe Catapano, e dos pais dos jovens. O embarque dos quatro para a França está previsto para junho do ano que vem.