X

Consórcio ABC amplia ações de prevenção para o período de chuvas no Grande ABC

O Consórcio Grande ABC anunciou pacote de ações voltadas à prevenção de acidentes motivados por fenômenos climáticos comuns durante o verão, como fortes chuvas.

O coordenador do Grupo de Trabalho – Gestão de Riscos do Consórcio ABC – formado pelas Defesas Civis das sete cidades -, Rafael Neves, apresentou balanço das ações no último verão e um prognóstico para a próxima estação, marcada sempre por fortes chuvas.

Também foram apresentados os dois novos canais para divulgação de boletins meteorológicos. A partir de agora, o Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC (CGE ABC), mantido pelo Consórcio ABC, terá dois perfis oficiais nas redes sociais, um no Facebook (www.facebook.com/cgeabc) e outro no Twitter (www.twitter.com/cge_abc).

Ambas as contas farão a publicação diárias de avisos climáticos, sendo o último do dia, por volta das 20h, com a previsão do tempo do dia seguinte. Durante o verão, estas mídias estarão em monitoramento integral, emitindo possíveis alertas de fortes chuvas à população a qualquer momento do dia, de acordo com a intensidade do evento climático. Além desses dois novos canais, o aplicativo Alerta ABC, também do Consórcio ABC, continua publicando boletins meteorológicos diários. O sistema está disponível para ser baixado gratuitamente nos sistemas IOS e Android.

Também foram assinados dois contratos importantes para o combate às enchentes na região. O primeiro, no valor de R$ 2,3 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), é para elaboração de projetos de obras de micro e macrodrenagem em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, ambas cidades com 100% de território em área de manancial. A empresa contratada tem um ano para entrega final dos estudos.

O segundo contrato é para modernização do CGE ABC, com aprimoramento e automatização do sistema de monitoramento das bacias hidrográficas do Grande ABC. Com investimento de R$ 1,9 milhão, também captados via Fehidro, o projeto prevê o diagnóstico e mapeamento das áreas com risco de alagamento ou deslizamento, instalação de 31 pluviômetros (medidor do nível de águas de chuvas) e 13 fluviômetros (medidor do nível de água dos rios), além de software para gerenciamento permanente de qualquer situação de adversidade climática que envolva as sete cidades. A empresa contratada terá noves meses para conclusão do serviço.

Imprensa:

This website uses cookies.