Falta menos de 1 mês para o prazo para que os eleitores façam seus recadastramentos nas zonas eleitorais nas cidades em que são obrigatórios acabar (19 de dezembro), lembrando que a eleição será através da biometria a partir de 2020.
Uma das cidades do grande ABC onde é obrigatório o cadastramento, São Caetano, faltando pouco tempo para a conclusão, com cerca de 35% de todo o eleitorado do município que ainda não compareceu aos dois cartórios eleitorais, isso porque a cidade comporta pouco mais de 108 mil eleitores.
Caso se confirme o não recadastramento, São Caetano perderá cerca de 38 mil eleitores em 2020, somadas as taxas de brancos e nulos, a taxa pode chegar até 50% de todo o eleitorado, visto que nas últimas eleições cerca de 15% não compareceram para votar, o eleitorado pode chegar aos 60 mil eleitores.
Para quem pretende se candidatar ao cargo de vereador ou de prefeito (seriam cerca de uns dez candidatos), qualquer um deles que chegar a 20 mil votos (média) será eleito, o que não representa a opinião de toda a população, que não compareceu para se cadastrar.
Por isso, os cartórios eleitorais da cidade estão fazendo campanha para a população ir fazer sua biometria, ambos estão localizados dentro do Estacionamento do Atende Fácil na rua Major Carlo Del Prete – centro de São Caetano.
Educadores querem aprovação de estatuto
Os professores da rede pública de Mauá querem urgência na aprovação de seu estatuto, que há muito tempo está tramitando no Legislativo, sem receber sinal verde para ser concluído. Na última terça-feira (19), educadores se reuniram no plenário da Câmara para se manifestar e pressionar os vereadores a votar.
A situação não é nada confortável para os vereadores, visto que, o prefeito Atila é quem deve estar barrando sua aprovação em plenário.
Fora os protestos, Atila também está sendo atacado pelo presidente da Câmara, Neycar, que depois de uma pausa nas críticas, está do lado da vice-prefeita Alaíde Damo, e ambos pedem que o Tribunal de Justiça reveja a situação do prefeito e casse a liminar que o recolocou na prefeitura depois de ficar preso em Tremembé, por conta das Operações da Polícia Federal – Trato Feito e Prato Feito.
PSB terá candidato em São Bernardo
O ex-governador Marcio França esteve no início da semana em São Bernardo, onde lançou a pré-candidatura do médico Leandro Altrão para prefeito em 2020. Aliado do deputado federal Alex Manente, França, indica Beltrão desta vez, visto que o deputado ainda não definiu se sairá ou não candidato.
Na oportunidade, Marcio França também lançou sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo, e deve contar com o apoio do deputado devido a sua proximidade política.
Benefícios a estudantes da USCS é aprovado
A Câmara de São Caetano aprovou em primeira e segunda discussões, o projeto de lei que concede benefícios para os pagamentos de débitos, constituídos até o exercício de 2018, de anuidades escolares da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. De autoria da prefeitura, o projeto prevê o pagamento dos débitos à vista ou a prazo, sem incidência de juros e multa moratória, sendo que se for optado o pagamento parcelado, haverá atualização monetária.
Frase:
Aos ratos de plantão: “A pior ambição do ser humano é desejar colher os frutos daquilo que nunca plantou” – Charles Chaplin