X

Mauá será sede da Copa São Paulo de Juniores

Estádio Municipal de Mauá Pedro Benedetti receberá jogos da Copinha depois de 34 anos. Foto: Acervo pessoal.

Após longa espera, enfim a cidade de Mauá será uma das representantes da região do ABC enquanto sede dessa tradicional competição de base do futebol brasileiro e que no próximo ano será disputada pela 51º vez. O município foi escolhido como uma das cidades-sede da competição, cujos jogos na cidade serão realizados no Estádio Municipal “Pedro Benedetti”. Além de Mauá, a região terá como outras sedes da “Copinha” Diadema e São Bernardo.

Mauá sediará os jogos do grupo 26, composto de Mauá FC, Avaí, Atlético Cearense e Nova Andradina, este ultimo representando o Estado do Mato Grosso do Sul.

Conhecida atualmente como “Copa São Paulo de Futebol Júnior” ou “Copinha”, o torneio surgiu no final dos anos 60 como “Taça São Paulo de Futebol Junior” e era disputada apenas por clubes da cidade de São Paulo; hoje recebe clubes de todo o Brasil.

Histórico de Mauá na Copinha

Mauá recebeu a competição em duas oportunidades: em 1985, quando recepcionou o São Paulo FC em seus três primeiros jogos na primeira fase (contra Desportiva do Espírito Santo, Capivariano e Flamengo) e em mais duas partidas da fase oitavas de final (Palmeiras x Botafogo de Ribeirão Preto e Nacional/SP x Fluminense). Nesse ano, o Estádio Pedro Benedetti havia acabado de ser inaugurado e teve o privilégio de receber jogadores do nível de Marco Antonio Boiadeiro, Raí, Aldair, Zinho e outros craques em início de carreira. Era a 17ª edição do torneio e Mauá dividiu os jogos do grupo C com São Bernardo do Campo.

No ano seguinte, Mauá seria definida como cidade-sede de maneira exclusiva para as disputas do grupo C da competição, em sua 18ª edição. Com um grupo formado por Ferroviária, Guarani de Campinas, Atlético Mineiro e São Paulo que jogaram entre si, as duas equipes do interior paulista surpreenderam os favoritos São Paulo e Atlético (MG) e avançaram à fase seguinte. Agora, 34 anos depois do último jogo válido pela Copinha em Mauá, a cidade receberá mais uma edição do torneio e com a presença do Mauá FC.

Amador segue em ritmo de decisões

Além da definição de Mauá como cidade-sede da Copinha em 2020, o futebol amador local também vive clima de decisões. Na Série Ouro, a 4ª Divisão da Liga de Mauá, as 24 equipes restantes continuam vivas em busca das seis vagas do acesso a Serie Prata da próxima temporada, com 12 partidas previstas para o domingo (01). E por fim, a Série Prata (3ª Divisão) conhecerá seu campeão também no próximo domingo, quando SC Boa Vista e Barcelona entram em campo às 10h, no campo Distrital da Vila Mercedes, na disputa pelo titulo da competição.

Imprensa:

This website uses cookies.