X

Muita especulação e candidatos fracos

O que se nota para as próximas eleições, são muitos os candidatos que querem o posto de prefeito, e não só em São Caetano, mas sim em todo o ABC, sem condições de comandar uma cidade, alguns deles, nem sabe comandar as suas próprias finanças, nunca tiveram sequer um comércio, ou uma micro empresa para administrar, para poder falar: Eu sei o que é administrar alguma coisa.

Outros querem comandar uma cidade só por causa de seus sobrenomes, mas, teriam estas condições de administrar alguma coisa? – esse é o problema. O ABC, assim como somente a cidade de São Caetano carece de bons administradores que tratarão o dinheiro público, como sendo de toda a população como deveria ser, e não, como seus egos mandam.

Bem que poderia ter no Brasil, eleições com candidatos avulsos (está em tramitação no Senado), sem partidos, sem “caciques”, sem conchavos, com financiamento empresarial e não com financiamento com dinheiro público como acontece hoje, a lei de responsabilidade fiscal deveria ser mais rígida e a justiça mais rápida. Daí os políticos (de presidente a prefeito) – que estão no poder teriam que prestar suas contas antes do termino de seus mandatos bem como também punir os que se beneficiaram dos recursos públicos e ficam impunes por muito tempo. Será que funcionaria?

Um dia acabam os projetos sem noção

Quando político apresenta projetos que se misturam com a vida privada e a religião é porque a situação já não é mais animadora, muito menos a cidade tem alguma coisa a fazer e sua população não precisa de nada: de políticas públicas de saneamento, educação, segurança, saúde e meio ambiente, não esquecendo a de infraestrutura. O que não acontece em nenhuma cidade do país. Sempre a comunidade vai precisar de um projeto de relevância para toda a população e não só para um determinado público ou religião. Dia de orar é todo dia, porque a situação não está fácil para ninguém, principalmente quem vive de salário mínimo como grande parte da população brasileira, e a grande massa de desempregados com seus filhos e famílias a sustentar. Eles oram todos os dias, não precisa de dia específico em lei. Algumas leis são simplesmente desnecessárias, senhor vereador.

E a ACISCS não pagou a dívida

Isso mesmo. A Associação Comercial e Industrial de São Caetano não pagou a dívida de 1,6 milhões de reais a prefeitura municipal por conta das irregularidades do Natal Iluminado de 2016, onde o TCE – Tribunal de Contas do Estado, apontou irregularidades no contrato entre a entidade e a prefeitura.

De acordo com a documentação apresentada pela entidade a prefeitura e ao TCE, os números não batem, além de gastos desnecessários que foram apontados bem como falta de documentação que comprovem os gastos, além de problemas também com os prazos da licitação que apontou a empresa que executou os serviços para a ACISCS.

A ACISCS não pagou o débito até a data marcada juntamente a prefeitura, isso porque foi descontado os juros e correção do período, somando o total de 1,1 milhão de reais. Agora só resta a prefeitura começar a executar a fatura, assim como faz com todos os contribuintes inadimplentes do município e isso não pode demorar muito. O prazo já foi dado a entidade e não foi cumprido. População não pode esperar muito tempo pela devolução, porque é dinheiro de impostos que foi colocado na entidade particular sem fins lucrativos. A direção da entidade é que se vire, para liquidar o boleto.

Ainda falta muito eleitor para se recadastrar

No Grande ABC, dentre as cidades onde se é obrigatório fazer a biometria para votar nas próximas eleições municipais em 2020 que será para prefeitos e vereadores, boa parte da população ainda não compareceu aos cartórios eleitorais, ou melhor, cerca de 38% podem ficar sem votar.

Parece que os políticos locais estão comemorando a situação, visto que, com menos votos e mais candidatos majoritários, se elege mais facilmente quem está no poder, isso se for candidato. Que a população em geral está descontente com os políticos isso todo mundo sabe, mas, deixar de votar, é como se concordar com os políticos que aí estão e dar carta branca para que continuem. Pense bem. Recadastramento biométrico vai até dia 19 de dezembro em todos os cartórios eleitorais do ABC.

Advogado que não conhece lei, comemora antecipado!

Ser advogado não quer dizer ser expert em todas as áreas. Por isso a advocacia tem suas especializações como: Civil, Administrativo, Ambiental, Comercial, do Consumidor, do Contratual, de propriedade intelectual, digital, Criminal, Trabalhista, Tributário, Internacional e Eleitoral. Cada uma é distinta, e bem poucos advogados dominam todas as áreas no país. Portanto, advogado que diz, que entende de tudo é porque não sabe de nada. É a mesma coisa que falar para uma pessoa que ela está condenada a “x” sentença, se não terminou o julgamento de todos os méritos. O entendimento na Legislação Eleitoral é a mesma coisa, e ainda mais complexa.

O direito Eleitoral, prevê inúmeros recursos para os políticos arrolados em processos, e alguns destes, demoram meses ou anos para serem desenrolados – e não é porque um advogado que não conhece os meandros da lei, diz que alguém vai perder o mandato, e, necessariamente isso aconteça. É comparado a uma pessoa que, só porque tem como desafeto particular vai conseguir derrubá-lo para conquistar seu lugar na casa. Menos, até a bem pouco tempo, essa mesma pessoa mamava nas gordas tetas de todas as administrações, e a mamata acabou.

Aumentou os próprios salários

Isso mesmo. Enquanto que o Brasil inteiro vive em uma recessão danada, e alguns milhões de trabalhadores desempregados, até na cidade de São Bernardo existem alguns milhares, a casa Legislativa da cidade, acaba de votar e aprovar reajuste de salários para seus ilustres vereadores na última sessão de 2019, aumento válido para janeiro.

O salário mensal, passou de pouco mais de 15 mil reais para quase 19 mil reais/mês mais a inclusão do décimo terceiro. O aumento foi de 26,5% enquanto que o trabalhador só teve reajuste da inflação, isso quando tem de negociar e recebe bem menos, cerca de 2,5%. O aumento foi aprovado por unanimidade pela bancada governista do prefeito Orlando Morando. Será que eles merecem o aumento? – e o funcionalismo público também vai ter o mesmo reajuste, sr. Prefeito e vereadores?

Frase da Semana

“Na política nem tudo é o que parece” – Anônimo

Samuel Oliveira: Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.

This website uses cookies.