O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André iniciou as intervenções para ampliação da capacidade de armazenamento das águas de chuva do piscinão Santa Teresinha. Hoje, o local possui 19 mil m³ de capacidade e, ao término das obras, este volume será ampliado em 25%, passando a ser de 23.878 m³, o maior reservatório de gestão municipal.
Os trabalhos serão efetuados juntamente com a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, a partir da desativação do pesqueiro que havia no local. Após a transferência dos peixes existentes para o Parque do Pedroso, será removida a barragem de contenção que hoje separa as duas áreas.
A obra vai reduzir a incidência de alagamentos na região, beneficiando pedestres e motoristas que trafegam nas avenidas Eng. Olavo Alaysio de Lima e dos Estados e outras vias do entorno.
A Prefeitura vai implantar ainda uma pista de caminhada e também um novo paisagismo na área do piscinão de Santa Teresinha.
POCV – Está em vigor, desde 1º de dezembro, o Programa Operação Chuvas de Verão, iniciativa da Defesa Civil de Santo André que segue até 15 de abril de 2020 e reforça as ações de acompanhamento e vigilância 24 horas durante o período de chuvas.
Uma das importantes tarefas realizadas durante o Programa Operação Chuvas de Verão é o monitoramento diário dos radares e pluviômetros que o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais possui na cidade, além de monitoramento de cinco estações meteorológicas do Semasa, que medem os índices pluviométricos, temperatura, umidade relativa do ar e velocidade dos ventos. Por meio da análise destas medições, é possível manter uma escala de alertas para os temporais, que vão desde o estado de prontidão, passando para atenção, alerta e por fim, alerta máximo, quando são necessárias medidas emergenciais.
A Defesa Civil encaminha alertas por WhatsApp para os munícipes cadastrados na base de dados do órgão. As mensagens contêm alertas meteorológicos baseados nos vários sistemas disponíveis que podem ser sobre chuvas fortes, ventos, cuidados com raios, baixa umidade, baixas ou altas temperaturas, entre outras informações. Interessados em receber os alertas devem mandar uma mensagem via SMS ou WhatsApp para o número (11) 99584-5372, informando o nome e o bairro onde moram e a frase “Quero receber o alerta de chuva”. O serviço é gratuito.
Outras ações complementares se somam ao monitoramento constante dos cursos d’água da cidade, como vistorias em edificações e sobrevoos em áreas de risco para evitar ocupações de espaços sujeitos a deslizamentos. Durante todo o ano, nos meses que antecedem o verão, a equipe técnica da Defesa Civil organiza uma agenda de atividades educativas e realiza cursos e formações sobre percepção de risco, prevenção de acidentes domésticos, mudanças climáticas, monitoramento meteorológico, entre outros temas importantes, especialmente com os Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil).