A população das cidades do Grande ABC vem questionando todas as administrações nas redes sociais, por inépcia quando se trata de alguns assuntos pontuais que deveriam ganhar mais atenção dos governantes. Neste conceito elegeram a Saúde e a Segurança como temas principais das reclamações em toda a região, que vive um caos nos bairros mais distantes dos centros comerciais.
De acordo com a população que usa as redes sociais para reclamar ou exigir dos governantes providências, muitos alegam que jamais votariam nos atuais prefeitos e muito menos na maioria dos vereadores das Câmaras Municipais, não poupando nenhum deles.
Até os que foram eleitos por maioria absoluta de votos, como Orlando Morando de São Bernardo do Campo (60%), Paulo Serra de Santo André (78%) e Mauá com Atila Jacomussi (64,5%) são alvos de protestos pelos moradores de suas respectivas cidades, este último inclusive foi cassado pela Câmara Municipal e esteve preso em duas oportunidades pela Polícia Federal, enquanto que o de São Bernardo, foi indiciado pela Polícia Federal no final de 2019.
Já em São Caetano, o prefeito José Auricchio Jr. provavelmente terá muito trabalho neste ano, visto que se participar das eleições municipais terá a concorrência de diversos outros nomes, uns já bem conhecidos pela população, outros nem tanto – acreditamos que pode chegar até a 8 candidatos na cidade -, e, isso torna ainda mais complicada a eleição na cidade do ABC que não terá segundo turno pela quantidade de eleitores.
O descontentamento da população, a maioria das vezes procede, visto que muitas vezes é descaso da administração ou do próprio prefeito que prefere ouvir seu ego em primeiro lugar e depois os anseios da população. Isso vai refletir nas urnas em outubro.
Na outra ponta estão os vereadores e as Câmara Municipais. Se de um lado a população critica a administração sistematicamente, na outra ponta estão os vereadores que deveriam fiscalizar e foram eleitos para isso, na maioria das vezes preferem fazer vista grossa para os problemas do que cobrar as administrações para que a população seja a beneficiada.
A aposta para as próximas eleições é a de que muita coisa deve mudar, e pode ser uma renovação ampla tanto nos legislativos e até nos executivos visto que o descontentamento é geral. Não adianta sair as ruas somente em anos eleitorais e depois se esconder em seus gabinetes. A população quer seus representantes trabalhando para eles e os representando onde há problemas.
Fica a dica!