Ação ocorrerá até o dia 13 de março, em todas as unidades de saúde, para crianças e jovens de 5 a 19 anos
Teve início nesta semana nas 31 unidades de saúde de Santo André, a primeira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. A imunização será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e tem como público-alvo crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade.
Ao procurar a unidade de saúde, é importante apresentar a carteirinha de vacinação para que um profissional avalie a necessidade da aplicação da dose.
A vacina tríplice viral garante a proteção contra sarampo, rubéola e caxumba e é contra-indicada para crianças com menos de seis meses, gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.
Está previsto no calendário nacional de vacinação a aplicação da tríplice viral aos 12 meses e aos 15 meses um reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Apesar de não ser contabilizada no calendário vacinal, crianças com seis meses também devem receber a chamada “dose zero”.
Para os pais e responsáveis de crianças com menos de seis meses, é recomendado evitar expor a criança a aglomerações, além de manter higienização e ventilação adequada de ambientes.
É recomendado procurar imediatamente um serviço de saúde ao apresentar qualquer um dos sintomas da doença, que inicialmente são semelhantes aos da gripe, como febre alta, acompanhadas de coriza e tosse, além de irritação nos olhos e, durante a evolução da doença, manchas na pele e complicações como pneumonia, otite (infecção no ouvido) e meningite.
A vacinação ocorrerá em todas as unidades de saúde do município até o dia 13 de março. No dia 15 de fevereiro (sábado), será realizado “Dia D” da campanha.