X

Luiz Marinho é absolvido em caso do Museu do Trabalho

A Justiça deu ganho de causa ao ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho do PT, e o absolveu em sentença proferida no início da semana pelo juiz federal substituto Leonardo Henrique Soares, da 3ª Vara Federal de São Bernardo do Campo, processo onde era acusado de fraude em licitação e desvio de dinheiro público.

O caso se refere às obras do Museu do Trabalho e Trabalhador, e o ex-prefeito e mais 15 réus foram acusados de formarem grupo para praticarem fraude permanente e, para a prática de delitos diversos contra administração Pública (Federal e Municipal) e assim ganharem benefícios com dinheiro público.

No decorrer do processo, a justiça ainda bloqueou bens do ex-prefeito em 2019, e de mais 15 réus e mais quatro construtoras por suspeitas de irregularidades dando prejuízo ao município de São Bernardo do Campo e na União em cerca de 25,3 milhões de reais, bloqueando dos acusados na época cerca de 76 milhões de reais.

Na sentença do juiz Leonardo Soares, também considerou culpados de falsidade ideológica os réus Antonio Célio Gomes de Andrade e Élvio José Marussi, responsáveis por uma das construtoras porque eles incluíram informações falsas no contrato social da empresa e alterações na construtora que criaram após a falência de suas empresas.

Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo por duas gestões, e atualmente pré-candidato novamente para as próximas eleições garantiu desde o início do processo sua inocência no caso e que a licitação não teve nenhuma irregularidade.

A sentença ainda cabe recurso.

Museu

Na administração atual do prefeito Orlando Morando, o Museu do Trabalho e Trabalhador está ganhando nova destinação e deve ser entregue à população em breve, mas agora como Fábrica de Cultura, projeto do Estado.

Imprensa:

This website uses cookies.