Falar sobre racismo e desigualdade já não é novidade no universo cinematográfico. Tanto que produções recentes que abordam o tema como “Green Book: O Guia” e “Infiltrado na Klan” foram premiadas pela academia.
Agora, chega aos cinemas brasileiros “Luta por Justiça” longa baseado em fatos reais que lida com esses temas que infelizmente ainda fazem parte do cotidiano brasileiro e de muitos outros países – como os Estados Unidos -, que são o racismo enraizado e o desamparo aos mais carentes.
Na trama, o advogado recém formado em Harvard Bryan Stevenson (Michael B. Jordan) se muda para o Alabama para se dedicar a casos onde prisioneiros condenados à morte jamais receberam assistência legal justa. Ao chegar a cidade de Moroeville o jovem se depara com o caso de Walter McMillian (Jamie Foxx), homem negro acusado de um brutal assassinato de uma jovem de 18 anos, cujas evidências apontavam sua inocência e o único depoimento contra ele partiu de um criminoso – com motivos para mentir -, mas ele nunca conseguiu uma defesa apropriada devido ao preconceito racial na região.
Juntamente com a advogada Eva Ansley (Brie Larson), Bryan se vê cercado pela falta de empatia pelo próximo, enquanto busca justiça para Walter e outros condenados como ele.
Luta por Justiça traz uma fotografia excelente, além de uma atuação excepcional de Michael B. Jordan que vale muito apena ser conferida.
Classificação: 14 anos
Elenco: Michael B. Jordan, Jamie Foxx, Brie Larson
Direção: Destin Daniel Cretton
Gênero: Biografia, Drama