Em mais um episódio das “Memórias do futebol mauaense”, nessa semana vamos abordar a trajetória de outro ilustre esportista da cidade, atuante líder comunitário, um dos primeiros moradores do bairro Guapituba e comerciante há muito tempo. Trata-se de João Gandolfi, 68 anos, paranaense radicado em Mauá desde o final da década de 60, cuja mercearia de sua propriedade caracteriza importante referência da história local.
O estabelecimento comercial de João Gandolfi existe há mais de 36 anos e é lá que estão depositadas as verdadeiras relíquias de sua história como desportista; são dezenas de troféus conquistados por meio dos dois times da vila, fundados por ele. O primeiro, o Esporte Clube Avenida foi fundado em 21 de junho de 1972, quando o Jardim Guapituba ainda nem tinha esse nome (era uma extensão da Vila Vitória); o clube, cuja denominação tinha referência com a atual Avenida Capitão João, teve vida efêmera em razão de desavenças com a LMF (Liga Mauaense de Futebol) e fechou as portas no final dos anos 70.
João Gandolfi foi importante líder comunitário, tendo dirigido a SAB do Jardim Guapituba em meados dos anos 90. Essa interação entre o esporte e a política contribuiu nas conquistas e desenvolvimento do bairro, como no caso da construção da estação ferroviária, da escola estadual e municipal e da unidade de saúde; dessa interação surgiu a outra agremiação futebolística do
bairro no ano 2000, o Guapituba Futebol Clube.
Dentre os inúmeros títulos ainda na fase do EC Avenida, o de maior destaque foi o de campeão mauaense do 2º quadro de 1974; esse título foi o motivo das contendas entre o clube e a liga, na época comandada por Aparecido Sanvidotti. Após conquistar o título sobre o Blumoon, Sanvidotti teria obrigado o EC Avenida a jogar mais uma partida, desta vez contra o campeão do ano anterior (o EC Ordem e Progresso) para confirmar o título. Com a recusa do Avenida, as relações foram se deteriorando até o retirada do clube da lista de filiados da liga. As demais conquistas do clube foram obtidas nas Olimpíadas Esportivas de Mauá nos anos de 1975, 1976 e 1977.
As Olimpíadas Esportivas de Mauá surgiram em 1971 e eram promovidas pela prefeitura, cujo objetivo era integrar esportivamente escolas, comunidades, entidades sociais, Sociedades Amigos de Bairro e clubes esportivos. Aqui o Avenida fez história, para a alegria e satisfação de João
Gandolfi, que apesar de apaixonado por futebol (é palmeirense de coração), se diverte ao constatar sua condição de jogador: “Não jogava porque era muito ruim de bola”.