Os Clubes lutam para conseguir dinheiro para cumprir com suas obrigações, em virtude da paralização total dos vários Campeonatos, e em virtude disso não consegue recursos para cumprir os contratos, seja no pagamento dos atletas e funcionários, seja no acerto do direito de imagem, e demais despesas que o Clube tem durante o ano.
Alguns, caso do São Paulo F.C., que carrega uma dívida de 2019 no valor de 156 milhões, “ofertou” aos atletas reduzir os salários em 50%, e que seriam repostos totalmente quando essa crise do vírus passar. Porém, uma parte dos jogadores não concordou.
O Corinthians que já carrega um déficit de 2019 de 170 milhões, agora, já perdeu alguns patrocinadores e vai ter muito mais problemas, aliás já está tendo problemas, se não bastasse “A dívida do Estádio” e a pergunta que não quer calar “como vai pagar seus jogadores, Comissão Técnica, etc etc etc.”
E com certeza todos os Clubes, principalmente os “pequenos” vão ter muitas dificuldades para arcar com suas despesas anuais.
O que vai acontecer com todos os Clubes, infelizmente, e para dar uma “maneirada” na situação é colocar os jogadores de férias e rezar para que essa situação do coronavírus possa ser controlada e voltarmos aos Campeonatos o mais breve possível.
Só nos resta orar e muito para que esse ano de 2020 passe o mais rápido possível para tentarmos esquecer esses problemas todos.
Pelo “andar da carruagem” este ano ficaremos sem o Paulistão, e o Campeonato Brasileiro que normalmente é disputado no segundo semestre, pode ter problemas também.
Além de outros importantes Campeonatos, casos da Copa do Brasil, Sul Americana, Libertadores, que com certeza terão muitos problemas.
Para se ter uma ideia, partidas das Seleções da Europa, incluindo a repescagem para a Eurocopa 2020 que estão marcadas para o mes de Junho, já foram adiadas.
Dirigentes da Federação Paulista de futebol estão sem saber o que fazer
Hoje a ordem é só pensar em Paulistão quando as restrições impostas pelo Governo Estadual forem liberadas, obviamente após o Coronavírus ser controlado, e quando isso acontecer, faremos uma Reunião com todos os Clubes e resolvemos o que fazer!
E com certeza tanto as Federações como a Confederação Brasileira de futebol, vão aguardar o andamento do Coronavírus para decidirem na época certa o que farão com respeito à cada Campeonato!
Temos que aguardar o momento certo para decidir, para não precipitarmos e depois, voltarmos atrás com nosso calendário 2020.