Dia 16 de maio de 2020, o Shopping Metrópole completou 40 anos. Localizado no centro de São Bernardo do Campo e com 173 lojas, o primeiro shopping da região do ABC tem uma relação estreita e antiga com os moradores da região. Desempenhou, ao longo dessas quatro décadas, o papel de principal centro de compras da região e de polo de serviços, produtos e experiências diversas. No Metrópole foi aberto o primeiro McDonald’s da região. O empreendimento abrigou também a primeira Renner do Estado de São Paulo, além de ser o primeiro shopping do ABC a receber certificados ISO 14001 e ISO 45001.
Há mais de 30 pontos importantes em seu entorno, distantes até 11 minutos a pé, como torres residenciais e comerciais, hotéis, escolas, faculdades, hospital, parque, teatro, museu, Prefeitura, Câmara Municipal, Fórum, Poupatempo, terminais rodoviário e metropolitano.
“Já passamos por muitas coisas juntos e somos muito gratos por fazer parte da vida da comunidade. O shopping está ligado à história da região, é referência e alicerce, com forte presença na vida das pessoas. Vivemos agora provavelmente o mais atípico e difícil de todos os períodos, com a Covid-19, e precisamos continuar próximos, unidos e fortes agora e daqui para a frente”, declara Marcelo Zaffalon, superintendente do Shopping Metrópole.
Com 29,9 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e um terreno com mais de 56 mil m², o centro de compras conta com cinco âncoras (Academia Smart Fit, C&A, Renner, Lojas Americanas e Marisa), quatro restaurantes e nove salas de cinema multiplex PlayArte. O Metrópole está com atividades temporariamente suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus.
Revitalização
Entregue em novembro de 2019 e com investimento de mais de R﹩ 26 milhões, a revitalização é um marco que será lembrado ao longo das próximas décadas de atividades do shopping. A reforma foi pautada pelo conceito “Metrópole. Mudando com você”, com modernização da praça de alimentação, criação de espaços de convivência e outras novidades. Nesta fase de revitalização, o shopping ganhou novas marcas: Mundo do Cabeleireiro, Casa Bauducco, Dudalina, KFC, Loungerie, Popeyes. Acompanhando a fase de repaginação, lojas mudaram o visual: O Boticário, Kopenhagen, Spoleto, Di Marino, AnyAny, Burguer King, Bobs, Tent Beach e Vivenda do Camarão. Já Pecorino, Bacio di Latte e Tommy Hilfiger estão em fase de implantação.
“Essa renovação abriu perspectivas para atualizar e reposicionar o mall, com novo mix para atender às expectativas de outros públicos: profissionais que trabalham em empresas do entorno (que moram em São Bernardo, em municípios da região ou mesmo na capital paulista), que vão ao shopping fazer refeições, comprar presentes e utilizar serviços.
Outro público crescente são os moradores de novos condomínios residenciais, que conseguem chegar ao shopping a pé em 10 minutos. “Queremos facilitar e tornar mais agradável o dia a dia das pessoas: esse foi um dos motes que nortearam o projeto de revitalização. Pretendemos também ir além do caráter mais local do shopping (referência para entretenimento, compras e lazer de quem mora na região), abrindo o empreendimento para mais possibilidades”, diz Zaffalon.
Durante a revitalização, a praça de alimentação recebeu um deck externo para integrar os espaços e recebeu mesas altas comunitárias e individuais, mesas baixas de diferentes tamanhos e redondas para grupos maiores. Para o local ser aproveitado também para reuniões e estudos, tomadas convencionais e USB foram instaladas nas mesas, permitindo assim o carregamento de notebooks, smartphones e tablets.
Um novo paisagismo embeleza o shopping e também um novo mobiliário com tomadas convencionais e USB, para o visitante aproveitar momentos de lazer ou trabalho, em grupo ou individualmente, com notebooks, smartphones e outros aparelhos eletrônicos, usando o serviço gratuito de Wi-Fi disponível em todo o shopping.
Novos lounges nos corredores receberam espaços com sofás e poltronas (um é exclusivo para eventos). Também foi revitalizado o Parque Metrópole, espaço inovador de área de lazer infantil, gratuito, para as crianças brincarem livremente.
Os corredores receberam nova iluminação, os elevadores sociais foram trocados e o estacionamento coberto recebeu nova pintura e instalação de sinalizadores de vagas. Atento à mobilidade, o shopping implantou um novo bicicletário.
“Os shoppings se transformaram em facilitadores da vida dos clientes e viraram centros de conveniência e convivência. Hoje são espaços onde os clientes podem resolver inúmeros assuntos em uma única visita”, afirma Zaffalon.
Depoimentos
Juliana Paffaro de Almeida Martins, proprietária do restaurante Mania de Churrasco, define o Metrópole como o mais tradicional da região. “Com um público fiel e variado, o shopping tem atraído executivos, jovens e famílias. Estamos extremamente satisfeitos por todo o suporte recebido. A gestão é muito próxima e parceira na busca constante por melhorias”.
Já Célia Rodrigues Martins Yanagisaka, da Casa Bauducco e da The Body Shop, aponta fatores que a fizeram escolher o empreendimento para investir: fácil acesso, prédios comerciais, residências e hotéis muito próximos do shopping, além de escolas, faculdades, centros de ensino. “Tudo muito prático para os clientes. A Administração também é sempre prestativa com os lojistas”.
“Estamos nos preparando para um novo cliente, que está mudando hábitos de consumo. Queremos acompanhar tendências e ressignificar as experiências dos frequentadores do nosso shopping”, define o superintendente do Shopping Metrópole.
Hoje
Atualmente o Shopping Metrópole se empenha em ajudar seus lojistas a venderem à distância enquanto as vendas físicas estão suspensas temporariamente pela Covid-19 e levar conforto e facilidade para seus consumidores. Em abril, colocou no ar uma página com indicação de todas as marcas presentes no empreendimento que estão com e-commerce e também drive thru para retirada agendada do produto no estacionamento. “Nossas lojas já possuíam ferramentas consolidadas de e-commerce, que até então eram colocadas em segundo plano nas operações. Com a nova realidade do varejo, tivemos que nos adequar e essas ferramentas passaram a ter papel fundamental nas vendas. Além disso, usamos as mídias sociais e contatos pelo Whatsapp principalmente para nossos clientes mais fidelizados”, avalia Alberto Sanches Galiassi Junior, sócio de duas lojas no Shopping Metrópole: Arezzo e Morana.
A parte social não ficou de fora na pandemia: o shopping é um dos pontos de coleta de produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, álcool gel e máscaras da Central de Recebimento de Doações, organizada pela Prefeitura de São Bernardo do Campo e pelo Fundo Social de Solidariedade para ajudar a atender a demandas mais urgentes da população decorrentes da pandemia. O ponto de coleta do Shopping Metrópole funciona das 12h às 20h. As doações podem ser depositadas na portaria do Paço Municipal.
Sobre o Shopping Metrópole: Inaugurado em maio de 1980, o empreendimento conta com 173 operações, entre elas, cinco âncoras (Academia Smart Fit, C&A, Renner, Lojas Americanas e Marisa), quatro restaurantes (Outback, Pecorino, Si Señor e Mr. Jacks) e nove salas de cinema multiplex PlayArte (três em 3D e 1 Extreme). Em 2008, o shopping foi o primeiro empreendimento da região do ABC a receber a certificação segundo a norma ISO 14001 do seu Sistema de Gestão Ambiental. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 22h (lojas, das 14h às 20h). Endereço: Praça Samuel Sabatini, 200, Centro, São Bernardo do Campo (SP). SAC: 11 4003-7370. www.shoppingmetropole.com.br
Sobre a Aliansce Sonae Shopping Centers: A Aliansce Sonae é a líder nacional no setor de shopping centers e a maior administradora do país. Fruto da fusão entre Aliansce e a Sonae Sierra Brasil, o portfólio da Companhia inclui a participação em 29 shopping centers e a administração de 12 empreendimentos de terceiros.