X

Museu Casa Mário de Andrade proporciona atividades de reflexão e análise literária

A Casa Mário de Andrade está com inscrições abertas para atividades literárias que irão acontecer durante o mês de junho.

Em Poemas de Mário de Andrade – Leitura Comentada II, o museu manterá um grupo de pesquisa e estudos dedicado aos poemas do escritor. Em 4 encontros, os participantes terão a oportunidade de analisar poemas centrais da lírica de Mário de Andrade. A mediação será de Pedro Fragelli, especialista em literatura brasileira e pós-doutorando pela Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle (2013).

O primeiro encontro, dia 3, será dedicado ao “Acalanto do Seringueiro”, cantiga de berço dolorosa, em que o poeta procura exprimir o mal-estar de uma “pátria despatriada”. No dia 10, os escolhidos são os poemas que compõem o conjunto das “Danças”, no qual a vertigem da modernização de São Paulo é captada por um lirismo coreográfico. O terceiro encontro, dia 17, será marcado pelo poema “Louvação da Tarde”, de cunho meditativo, em que a relação do eu com a natureza desperta a reflexão sobre o Brasil. Por fim, o dia 24 será dedicado ao poema “O Carro da Miséria”, sátira política de matriz carnavalesca, escrita sob o impacto das revoluções de 1930 e 1932.

Os encontros do grupo serão às quartas-feiras, dias 3, 10, 17 e 24 de junho, das 19 às 21h, pela plataforma Google Hangouts Meet. As inscrições podem ser realizadas em https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/fa36dd3f38345315bf701aa416576213, até o dia do último encontro. Para os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência na atividade, haverá emissão de certificado.

No sábado, dia 27 de junho, será a vez da palestra Clube de Leitura Casa Mário de Andrade II. Nela, Lucineide Vieira, pedagoga especialista em Língua Portuguesa, convida o historiador Varneci Nascimento, autor de mais de 300 títulos em cordel, para comentar o seu cordel intitulado O Martírio de uma mãe pelo filho drogado. A atividade acontecerá das 16h30 às 18h pela plataforma Google Hangouts Meet e as inscrições estão abertas até o dia 27, em https://www.casamariodeandrade.org.br/programacao-clube-de-leitura-casa-mrio-de-andrade-ii.

Para quem deseja conhecer a Casa, que foi residência de Mário de Andrade, a plataforma on-line do museu disponibiliza um rico acervo, com textos, fotografias, cartas, cronologia e curiosidades (http://casamariodeandrade.org.br/morada-coracao-perdido/).

Mário nasceu em 1893, mas foi em 1921 que ele se mudou com sua mãe, irmã e tia para a casa situada na rua Lopes Chaves, na Barra Funda. Após sua morte, em 1945, a casa foi usada para outras finalidades, nem sempre relacionadas ao escritor. Foi reaberta ao público na celebração do 70º aniversário de sua morte, quando foi inaugurada a exposição de longa duração Morada do Coração Perdido, com curadoria de Carlos Augusto Calil. A mostra inclui móveis originais da casa, objetos pessoais de Mário – entre eles os famosos óculos redondos – e diversas reproduções de documentos, fotografias e vídeos.

Complementando temas abordados no espaço físico, a exposição também acontece virtualmente e abrange a trajetória da vida de Mário, que foi escritor, poeta, cronista, ensaísta, crítico das artes, músico, professor de música, pesquisador, folclorista, fotógrafo, ativista cultural e gestor público. Na plataforma, é possível adentrar na multiplicidade de quem foi Mário de Andrade, por meio das inúmeras cartas que escrevia aos seus correspondentes, as fotografias que realizava, sua coleção de retratos e caricaturas – na qual há retratos seus criados por diferentes artistas – e muitas outras histórias que enriquecem a visita. Para conhecer, acesse http://casamariodeandrade.org.br/morada-coracao-perdido/.

Imprensa:

This website uses cookies.