CELSO M. RODRIGUES
Os agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano passaram por testagem da covid-19 (coronavírus) há cerca de 60 dias, depois disso nenhum outro teste foi realizado no efetivo da corporação.
Por se tratar de agentes públicos de segurança que lidam com a população diretamente e nas ruas, o pré-candidato a vereador, em São Caetano, Rodrigo Sodré acredita que é salutar que a tropa toda possa fazer a testagem a cada período de 30 dias. “Como comerciante e vivendo o dia a dia da cidade encontro diariamente com os GCMs. Fiquei surpreso ao saber que, logo aqueles que cuidam da segurança dos munícipes, não fazem a testagem com uma certa frequência, já que o vírus é contagioso e os guardas estão em contato com todo tipo de público. Acredito que, de alguma forma, por ser um grupo menor, de cerca de 450 guardas, poderia existir testagem periódica para eles que lidam com as pessoas. Com isso, garantimos que eles trabalhem com menos preocupação e que possam levar tranquilidade e segurança à população e às suas famílias quando retornam para casa”, conclui Sodré.
Dois agentes, que pediram o anonimato, falaram que a medida é muito bem-vinda e será muito bem recebida pela corporação. “Foi feito um teste que depois de dois dias saiu o resultado, há cerca de dois meses. Hoje, se alguém tiver a doença ninguém vai saber. Estive no posto e pedi para as meninas para saber se vai haver testes de novo na GCM, mas ninguém soube informar”, lembrou um agente da GCM.
Sobre as possíveis testagem em períodos, outro agente diz que “seria ótimo, pois não temos ninguém apoiando a GCM. Muitos de nós fomos afastados, alguns tiveram a covid e quando voltam não conseguem fazer a testagem e têm que acreditar no médico, que diz que está curado. Não sabemos quem foi infectado, temos colegas que foram assintomáticos porque sua esposa tinha”, revela um agente.
Além disso, a volta aos trabalhos daqueles que tiveram covid preocupa a tropa, por não realizarem novos testes. Porém, uma ideia compartilhada por todos é a de que a testagem periódica em massa no efetivo é excelente, já que preservará a saúde e protegerá agentes da GCM, seus familiares e a população.