X

Memórias do futebol mauaense: João Carlos Rios

O habilidoso meia-esquerda João Carlos Rios fez história no futebol profissional de Mauá, sendo no Grêmio Esportivo Mauaense o único jogador a conquistar dois acessos pelo clube (1985 e 1996). No primeiro, em 1985, foi também campeão paulista da Terceira Divisão, no melhor momento do clube; onze anos depois, estava no grupo vice-campeã da Série B1A (1996) que recolocou a “Locomotiva do ABC” na Série A3.

Natural do tradicional bairro paulistano do Ipiranga, João Carlos nasceu em 01 de dezembro de 1964, mudando para Ribeirão Pires quando tinha 16 anos de idade; na cidade onde constituiu família (tem dois filhos) e ainda reside, mantem-se ligado às coisas do futebol atuando como técnico e jogador do cinquentão no Santa Luzia, clube amador local.

João Carlos começou cedo a jogar futebol, atuando ainda nos times de várzea da Vila Califórnia, zona leste da capital, bairro onde residiu antes de fixar-se em Ribeirão Pires. Pouco tempo depois, estava no Nacional da Água Branca (1981); como júnior, jogou dois anos pelo EC Santo André (1982 a 1984). Foi no Grêmio Mauaense que João Carlos ingressou no profissionalismo, em 1985. Ao sair do Mauaense, no final de 1987, João rodou o mundo da bola: Portuguesa (1987 a 1989), São Bento (1989 a 1991), União Bandeirante (PR), Paulista de Jundiaí, Coritiba (PR); retornou à Mauá em 1995 e pendurou as chuteiras no final de 1996, após conquistar o acesso à A3.

Suas maiores conquistas foram obtidas com a camisa 10 do Mauaense (1985 e 1996); no amador de Mauá, teve passagens por GE Jardim Maringá, AMPA e no veterano do Parque das Américas, onde foi bi-campeão. Na tradicional Copa Kaiser, foi vice-campeão com o Confiança de Sapopemba e campeão com o Boa Esperança de São Matheus.

Além da habilidade, o corinthiano João Carlos era um jogador rápido e inteligente, que chamava atenção de adversários e dos companheiros com os quais jogava. Denominado misteriosamente de “João dos Porcos” por colegas de Grêmio Mauaense, João Carlos Rios relembra com saudade uma de suas inúmeras passagens no futebol: “jogávamos uma preliminar de Corinthians e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro de 1984, no Morumbi com mais de 110 mil pessoas. Atuando pelo time de juniores do Santo André contra o Corinthians, ver aquele estádio lotado foi sensacional”, relata.

Esses e outros registros da carreira de João Carlos se devem ao orgulho do pai Miguel Rios que, cuidadosamente guardou fotos, jornais e matérias que atestam a grandiosidade desse grande craque do futebol da região. Obrigado Miguel, parabéns João Carlos.

João Carlos entre dois jogadores do EC São Bernardo em clássico regional válido pela Segunda Divisão, atual Série A2 de 1986. Habilidade, inteligência e versatilidade foram marcas características desse grande jogador da história do GE Mauaense. Foto: Acervo pessoal de João Carlos Rios. Data: 1986.
Grêmio Mauaense versus Portuguesa Santista pela Segunda Divisão, atual Série A2. Em pé, da esquerda para a direita, Joãozinho, Tatu, Ditinho, João Carlos Rios, Nascimento e Lima; agachados: Alemão, Fernando, Borracha, Paulo Leite e Davi Silva. Foto: Acervo pessoal de João Carlos Rios. Data: 1986.
Daniel Alcarria:

This website uses cookies.