Após a divulgação pelo Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que a prefeitura da capital irá comprar 465 mil tablets para os alunos poderem estudar em suas casas, o Vereador Professor Jander Lira criticou a lentidão da Prefeitura de São Caetano do Sul em resolver a questão de seus alunos da rede municipal, que estão sem condições de assistirem as aulas virtuais em casa.
“Temos 5.520 computadores alugados, todos trancados em nossas escolas, e nossos alunos em suas casas assistindo as aulas virtuais nas pequenas telas de seus celulares”, afirmou o vereador Jander em novo pronunciamento na sessão da Câmara dos Vereadores de São Caetano do Sul.
Para resolver essa situação, em que a Prefeitura tem receio de emprestar os equipamentos aos alunos e o Tribunal de Contas apontar alguma irregularidade, o Vereador Professor Jander Lira apresentou há mais de 2 meses um Projeto de Lei que garante a legitimidade desse empréstimo às famílias necessitadas.
Na sessão desta terça-feira, dia 25 de agosto, o vereador até abriu a mão de ser o autor do Projeto de Lei, para que todos os outros 18 vereadores da cidade assinem o documento, permitindo assim agilizar a aprovação desse Marco Legal. Dessa forma, o Vereador Professor Jander Lira acredita que a Secretaria de Educação poderá emprestar os computadores aos alunos da Rede Municipal.
“A prefeitura precisa resolver essa situação. Os professores ministram as aulas virtuais, mas muitos alunos não conseguem assisti-las pois não tem computadores em casa”, afirmou o Vereador Professor Jander Lira, apresentando diversos relatos de mães de alunos em seu pronunciamento na Tribuna da Câmara de Vereadores.
Atualmente estão estocados 5.520 Chromebooks, o que daria para “atender todos os alunos do Ensino Médio, do Ensino Técnico Profissionalizante, e até alunos do 8º ou 9º ano”, afirma o vereador. “E se for preciso, a Prefeitura pode fazer um aditivo para aumentar a quantidade e atender todo o Ensino Fundamental II”, finalizou Jander.