Embora opcional, o retorno às aulas presenciais para os alunos da rede municipal de São Caetano acabou com a ansiedade de milhares de estudantes, ávidos para retomarem o convívio com professores e colegas. Na quinta-feira (11), abriram as portas escolas da Educação Infantil (G4 e G5) e dos ensinos Fundamental e Médio, além da Educação Profissional Técnica e da Educação de Jovens e Adultos.
O último contato mais próximo havia sido há quase 1 ano, em 24 de março de 2020, quando as aulas foram suspensas em virtude da pandemia do coronavírus. De lá para cá, alunos e professores se adaptaram às aulas online, via elogiada plataforma Google for Education, que segue disponível para aqueles que preferem continuar os estudos em casa, assim como o conteúdo impresso.
O retorno presencial, além de opcional, é gradual, em sistema de rodízio (com no máximo 35% da capacidade) e mediante o cumprimento do Protocolo de Retomada da Educação, que estabelece série de medidas para a proteção e segurança de todos nas escolas, como o uso obrigatório de máscaras, aferição da temperatura, higienização dos calçados, dispensers de álcool em gel, higienização constante de todos os ambientes, janelas e portas abertas, e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas – este último com exceção dos profissionais que atuam diretamente com crianças da Educação Infantil.