X

Memórias do futebol mauaense: José Rodrigues da Gama

O surgimento da região que hoje conhecemos como ABC Paulista se iniciou a partir da criação da ferrovia, que com tecnologia e capital ingleses fora concebida pelo ilustre brasileiro Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.

A partir daquele modal de transporte, ainda no final do século XIX, a região serviu como destino para significativa quantidade de imigrantes; um segundo fluxo, dessa vez de migrantes, em sua grande maioria de origem nordestina, se instalou na segunda metade do século XX, contribuindo com o povoamento do local.

Com a crescente industrialização do ABC, aumentava também a necessidade de mão de obra, o que atraiu para a região milhares de famílias oriundas de todas as regiões do Brasil.

Nesse contexto econômico e migratório, surgiu José Rodrigues da Gama, o popular Gama do Ouro Verde do Jardim Zaíra, que assim como seus congêneres migrantes, construiu e vem desenvolvendo uma trajetória de serviços para a comunidade mauaense, em particular nos esportes.

Gama: do Piauí para o Zaíra e para o Ouro Verde

José Rodrigues da Gama é piauiense da cidade de Simplício Mendes, onde nasceu em 04 de abril de 1955. Filho de Maria Rodrigues da Gama e o Sr. Martinho, com apenas nove anos de idade, viu seus pais deixarem o nordeste no ano de 1964 para tentar a sorte em terras paulistas, mais precisamente na cidade de Mauá, onde se estabeleceram no Corumbê antigo, atual JardimZaíra. Seu pai atualmente com 93 anos de idade, ainda compartilha com o filho antigas passagens daquela Mauá de outrora.

A família foi adotada por Mauá e pelo Jardim Zaíra desde o início, já que a família Gama está localizada na mesma casa desde o ano que aqui chegaram na década de 60. José Rodrigues da Gama começou a trabalhar desde os 13 anos de idade, onde exerceu várias profissões: cobrador de ônibus, metalúrgico, autônomo e funcionário público.

Em 1975 fundou com a família o Ouro Verde Futebol Clube, onde foi presidente por incríveis nove mandatos. Mas antes do Ouro Verde Futebol Clube, Gama era fervoroso torcedor do Esporte Clube Jardim Zaíra, equipe fundada em 1961 e hoje já extinta.

Essa agremiação inspirou o Ouro Verde quanto ao seu uniforme e suas cores, praticamente as mesmas do desativado clube: verde e amarelo. Em campo como jogador, José Rodrigues da Gama pouco jogou, apenas amistosos e partidas festivas, pois conforme o próprio, seu objetivo era “dirigir, comandar e acompanhar o mesmo”.

Gama foi o primeiro presidente do Ouro Verde Futebol Clube. Sob o seu comando, o verdão do Jardim Zaíra chegou a quatro decisões seguidas no campeonato mauaense de futebol amador, conquistando títulos nos anos de 1987 e 1990.

Um símbolo do Ouro Verde

José Rodrigues da Gama e família constituem verdadeiros símbolos do Ouro Verde e também do futebol de Mauá. Suas trajetórias no esporte local tiveram início às 19 horas do domingo de 09 de junho de 1975, mais precisamente na casa do Sr. Martinho, patriarca da família. Localizada na atual Avenida Castelo Branco, número 2.193, a reunião definiu nome, cores e escudo do Ouro Verde, chamado até aquela data de EC Municipal. Pode-se dizer assim, que a história do clube funde-se com a da própria família Gama em seu período mauaense: eles são praticamente uma coisa só.

No Ouro Verde Futebol Clube, José Rodrigues da Gama praticamente permanece boa parte do seu tempo, portanto, boa parte de sua vida. O clube tem grande importância e representatividade para ele, como para muitas outras pessoas também, já que a associação ligada ao clube exerce trabalhos filantrópicos que atendem aproximadamente quinhentas pessoas na região.

José Rodrigues da Gama é corintiano, aposentado, casado com Maria de Lourdes Morais Rodrigues Gama com quem tem quatro filhos, dois netos e dois bisnetos. É orgulho dos migrantes nordestinos que ajudaram na formação de Mauá, dos moradores do Jardim Zaíra e de seus amigos e familiares do Ouro Verde Futebol Clube.

José Rodrigues da Gama: do Piauí para Mauá, para o Zaíra e para a história do futebol mauaense. Foto: Daniel Alcarria. Data: 2021.
Ouro Verde FC do Jardim Zaíra e José Rodrigues da Gama praticamente representam um mesmo símbolo e um mesmo ideal; eles se fundem numa paixão verde, azul, amarela e branca. Em pé, da esquerda para a direita: Pedrão, Alemão, Gordinho, Valtão, Arnaldo, Mazão, Ademir, Gama e Dizio; agachados: Ripa, Davi, Eder, Penugem, Magrão, Belmiro e Professor. Foto: acervo pessoal de José Rodrigues da Gama. Data: 2002.
Daniel Alcarria:

This website uses cookies.