X

Parque Guaraciaba terá obras finalizadas com recursos de compensações ambientais

Em vistoria as obras do Parque Guaraciaba o prefeito Paulo Serra disse que o espaço vai ocupar o posto de maior área de lazer da cidade, através de compensação ambiental. As intervenções no local estão projetadas para acontecer em duas etapas, sendo que ao final da primeira etapa, já será possível a utilização da nova área verde.

As obras começaram em novembro de 2019 e tiveram atrasos por conta de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) realizados junto ao Ministério Público. Esses ajustes levaram à publicação de um decreto estabelecendo que todos os recursos provenientes de contrapartidas de processos de licenciamento ambiental de empresas instaladas no município seriam destinados exclusivamente à finalização das intervenções do espaço.

O Parque Guaraciaba vai contar com academia ao ar livre, área de eventos, duas quadras poliesportivas, uma quadra de gramado sintético, dois playgrounds – que terão também brinquedos adaptados para pessoas com deficiência –, tirolesa, teatro arena, área de evento, ciclovia, praça do ciclista, ponto de abastecimento de água de reuso, sedes da administração e GCM em contêineres, academia ao ar livre, espaço Pet, redário, área de alongamento, áreas de contemplação, pista de caminhada e mirante com deck.

Além disso, o projeto do parque conta com três acessos distintos (para pedestres, veículos e ciclovia), área de estacionamento e recuperação da vegetação com plantio de árvores nativas e iluminação de todo o espaço.

A implantação do novo Parque Guaraciaba será pautada na segurança dos usuários, já que o lago possui um histórico de acidentes e fatalidades. O local é cercado por nascentes e remanescentes de vegetação nativa, que agregam o conceito de preservação e benefícios ambientais de espécies arbóreas de mata nativa e de animais silvestres.

Imprensa:

This website uses cookies.