X

Uma terceira via viável

Em um cenário de polarização política é fundamental que tenhamos uma terceira via com lucidez e coerência. Porém, apesar de uma janela de oportunidades, muitos brasileiros buscarão como saída para essa crise de representatividade o “aeroporto”, uns de maneira literal e outros de forma metafórica.

Essa saída faz cada vez mais sentido para parte da população que decidiu sublimar a política de suas vidas. Há tempos venho falando que estamos perdendo uma oportunidade única de politizar nossa população e de fato transformar nosso país.

Se olharmos para 19 anos atrás, muitos brasileiros tinham de cabeça a escalação da seleção brasileiro campeã do mundo no Japão, porém nem imaginavam que neste mesmo ano, dez dias antes da final entre Brasil e Alemanha, assumia a cadeira do STF uma das figuras mais peculiares do poder judiciário brasileiro. Hoje porém, muitos brasileiros não fazem a menor ideia de quem é o camisa 10 da seleção, porém sabem a escalação completa dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal.

Eu acredito que essa mudança de comportamento se deve ao fato de que ficou evidente a necessidade de participação mais efetiva da população. Por isso fomos às ruas e pedimos um basta para corrupção, para ineficiência do estado e para a falta de representatividade. Passamos a acompanhar as sessões do congresso e do STF, começamos a ter acesso a pautas importantes, entendemos a importância das reformas e a dimensão da força que vinha das ruas.

Mas o sistema é implacável e consegue se adaptar aos novos tempos, e depois de março de 2016, quando produzimos a maior mobilização da história, vemos hoje naufragar o sonho de um país sério, renovado e ético, assistindo de camarote o protagonismo de figuras com pouca ou nenhuma credibilidade na política nacional.
Nossos heróis foram esquecidos, as promessas de outros tempos já não despertam a mesma admiração e não vemos surgir uma liderança capaz de mobilizar de fato uma parcela significativa de brasileiros. Este ambiente poderá despertar um sentimento de alienação capaz de produzir um cenário ainda mais caótico e talvez o que deixaremos de legado para nossos filhos e netos seja realmente a busca pelo aeroporto mais próximo.

Para não deixar nenhuma informação incompleta: o camisa 10 da seleção atualmente é o craque Neymar. E o ministro que assumiu em meio a final da copa do mundo de 2002, foi o Excelentíssimo Senhor Ministro Gilmar Mendes.

Alan de Camargo
Empreendedor, Líder do Movimento Livres, RenovaBR e da Rede Global de Empreendedorismo em São Caetano, Colunista do Jornal Imprensa ABC, Apresentador do RD Momento Econômico, membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Caetano do Sul e membro do CID (UNESCO).

Alan de Camargo: Empreendedor, Líder do Movimento Livres, RenovaBR e da Rede Global de Empreendedorismo em São Caetano, Colunista do Jornal Imprensa ABC, membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Caetano do Sul e membro do CID (UNESCO).

This website uses cookies.