A vacinação está em destaque na luta contra o coronavírus por ser o método mais seguro e eficaz para evitar a contaminação. No entanto, há outras frentes de imunização tão importante quanto a do combate à Covid. Uma delas é a vacinação contra a Influenza, vírus causador da gripe.
A campanha teve início em 12 de abril e alcançou 26.289 pessoas em sua primeira etapa, cujo público-alvo foram crianças (de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde. Atualmente, estão sendo vacinados pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da educação.
Para garantir a imunização é necessário se dirigir a qualquer uma das 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mauá, de segunda a sexta, das 9h às 16h.
Quem foi ou for vacinado contra o coronavírus deve priorizar este imunizante e respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para receber a dose contra a Influenza.
Os profissionais da saúde farão a triagem com identificação de pacientes com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e falta de ar. Aqueles que tiverem apenas tosse ou coriza poderão receber a vacina. Os que apresentarem febre ou mau estado geral, a aplicação precisará ser reprogramada até a recuperação da pessoa.