Prefeito Orlando Morando vistoriou na última terça-feira intervenções de infraestrutura realizadas no bairro
Após 30 anos de espera, a transformação do Jardim das Oliveiras agora tornou-se realidade para cerca de 5.000 moradores do bairro. Iniciada neste ano pela Prefeitura de São Bernardo, as obras de descontaminação e infraestrutura da região avançam em ritmo acelerado com andamento das obras de drenagem. Na terça-feira (25/05), o prefeito Orlando Morando esteve no bairro onde vistoriou uma das frentes de trabalho para instalação do sistema condutor de coleta e condução da água pluvial, na Rua Nova São Bento.
“Com o início desta etapa, as obras começam a pegar corpo e velocidade, levando à população mais infraestrutura e melhor qualidade de vida. Um trabalho que ainda está no início, mas já proporciona um sentimento de alegria na população, que durante anos esperava esta presença do poder público e, agora, viemos para resolver”, destacou o chefe do Executivo.
Localizado em área de proteção aos mananciais, o Jardim das Oliveiras receberá investimento na ordem de R$ 35 milhões para intervenção ambiental, saneamento básico e infraestrutura urbana de toda a região. Com o pacote de obras, a Administração irá encerrar um dos maiores dramas do local ocupado na década de 1990, em área do antigo Lixão do Alvarenga.
A expectativa é que a conclusão dos trabalhos ocorra em até 36 meses, prazo este que, segundo o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, poderá ser antecipado. “Nosso cronograma prevê que nos próximos dias sejam iniciadas as obras de esgoto e, na sequência, entramos na parte da pavimentação. Com isso, nossa previsão é que até o fim do ano tenhamos parte das obras concluídas. O prazo de 36 meses refere-se mais a questão de descontaminação”, explicou.
Moradora do bairro há mais de 10 anos, Cícera Ferreira celebrou o avanço das obras. “Depois de muita espera, finalmente, estamos vendo a transformação do bairro. É uma alegria tremenda para nós ver os operários trabalhando diariamente para melhoria da infraestrutura do bairro”.
Serviços
O pacote de intervenções do Jardim das Oliveiras, compreende três eixos de execução, sendo o primeiro deles o ambiental, com serviços de remoção de material contaminado, implantação de sistema de controle e mitigação de gases. Para isso, será construído um sistema onde deverão operar 123 poços de extração de gases poluentes e 30 poços de monitoramento remoto. Nos serviços de saneamento básico, serão implementados 11 mil metros de tubulação para a rede de coleta de esgoto.
Para o planejamento urbano, ao todo, 4 km de extensão de vias serão pavimentados e recuperados, além da colocação de 1.000 metros de microdrenagem, sistema condutor de coleta e condução da água pluvial até o sistema de macrodrenagem, que além de retirar a água pluvial dos pavimentos das vias públicas, irá ainda evitar alagamentos, oferecer segurança aos pedestres e motoristas e evitar ou reduzir danos. A expectativa é que a obra envolva mais de 100 profissionais nas próximas semanas com o início de novas etapas da obra.