Quem passa, mora ou trabalha em São Bernardo observa que o município, que já soma mais de 849 mil habitantes, mudou sua paisagem e infraestrutura nos últimos anos. Além de atender demandas reprimidas das últimas décadas, a atual Administração avançou às políticas públicas para dinamizar a gestão, desburocratizar processos, reduzir gastos e buscar investimentos ao município, fazendo com que a cidade atingisse números positivos no ranking anual do Connected Smart Cities, organizado pela UrbanSystems e Necta.
Na edição de 2021 do levantamento, São Bernardo lidera nas categorias Governança, Segurança e Urbanismo no Estado de São Paulo – considerando os municípios com mais de 500 mil habitantes. Seguindo o mesmo critério, a cidade também figura no 2º lugar no eixo de Educação. Considerada uma das mais completas pesquisas sobre cidades inteligentes do País, o Ranking Connected Smart Cities tem como objetivo mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento, por meio de indicadores que retratem inteligência, conexão e sustentabilidade.
No cenário nacional, São Bernardo mantém bom posicionamento no ranking, ficando em segundo lugar nos eixos de Segurança e Governança, entre as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes. No quesito Urbanismo, a cidade fica em terceiro lugar no País e a 6ª coloca em Economia.
Transformação Urbana
O reconhecimento é justificado pelo forte investimento que vem sendo realizado na cidade nos últimos anos. Na área de Segurança, por exemplo, destaque para a renovação da frota da Guarda Civil Municipal, implantação do Centro de Operações Integradas e do sistema de monitoramento com cerca de 400 câmeras espalhadas por toda a cidade.
São Bernardo ganhou ainda, nos últimos quatro anos, o maior pacote de obras de sua história, com destaque para projetos urbanísticos, como corredores de ônibus, quatro viadutos, o Piscinão do Paço, canalização de córregos, implantação de novas ciclovias, troca de 16.400 lâmpadas por LEDs à iluminação pública, entre outros.
Governança
Todo este avanço veio acompanhado de transparência, boa gestão de gastos, implantação de aplicativos e digitalização de processos. Hoje, boa parte deles já pode ser concluída pela internet. Além disso, houve a implantação das unidades do Atende Bem, em apoio aos munícipes, e amplo investimentos em cada uma das áreas da gestão.