Estão abertas as inscrições para o Bolsa Empreendedor, programa do governo do Estado de São Paulo que conta com parceria das prefeituras cadastradas, como é o caso de Mauá. O projeto tem o objetivo de apoiar os empreendedores informais e as pessoas desempregadas que pretendem investir em negócio próprio.
Em Mauá, o programa é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com cursos ministrados pelo SEBRAE, e será realizado no prédio da Secretaria de Educação. A ação é estruturada em três partes: qualificação empreendedora, formalização do negócio e bolsa-auxílio no valor de R$ 1.000 dividido em duas parcelas.
O curso é voltado para trabalhadores que têm um pequeno negócio informal e querem qualificar seus procedimentos, formalizar sua atividade e crescer como empreendedor. Também é destinado aos desempregados, mostrando os primeiros passos necessários para abertura de um cadastro de microempreendedor individual (MEI) e como gerir seu negócio.
Serão disponibilizadas 120 vagas para o curso em Mauá, divididas em nove turmas. As aulas têm início em 27 de setembro e serão ministradas em três períodos diferentes, sendo manhã (das 8h às 12h), tarde (das 13h às 17h) e noite (das 18h às 22h). A carga horária é de 20 horas e tem duração de uma semana.
O programa é aberto aos desempregados ou informais, porém, a prioridade das vagas é para mulheres, jovens, negras, pardas, indígenas ou PCD.
Para participar, é necessário ser maior de 18 anos, estar desempregado, não ter cadastro como empresário, sócio ou administrador de pessoa jurídica inscrita no CNPJ, além de morar em Mauá. O prazo para inscrição vai até dia 19 de setembro (domingo), e deve ser feita pelo endereço https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/portal/BolsaEmpreendedor/index.
Os selecionados serão convocados via SMS e e-mail até o dia 22 de setembro.