Mauá foi selecionada para participar de um dos maiores estudos sobre o coronavírus no mundo. A PrevCOV (Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid), que está sendo realizada pelo Ministério da Saúde em 274 cidades, irá traçar um mapa da transmissão e comportamento da doença no Brasil, sinalizando como ela varia ou variou de acordo com o cenário das populações afetadas e das cidades.
A iniciativa também visa contribuir para o aperfeiçoamento das medidas de combate e prevenção da Covid e de outras possíveis ameaças virais e para a criação de estratégias no enfrentamento da pandemia.
Na primeira fase, o Ministério da Saúde entrará em contato com pessoas selecionadas pelo PNAD Covid19/IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). O levantamento vem sendo feito por telefone desde 2020 para estimar o número de indivíduos com sintomas associados à síndrome gripal e monitorar os impactos da Covid no mercado de trabalho brasileiro. Os munícipes serão acionados por meio de mensagem de texto e WhatsApp, informando que a pessoa foi escolhida para responder a PrevCOV.
Depois disso, ela receberá uma ligação do ministério para confirmar a participação e fará a entrevista. Também será agendada uma coleta de material biológico dos moradores da residência, com a visita de profissionais de saúde e a assinatura de termos de consentimento e coleta de amostras.
A amostra do estudo soro epidemiológico será feita com base em 62.097 lares e 211.129 pessoas de 274 municípios do País. Em Mauá deverão ser visitados 110 domicílios, com a coleta de material de 373 indivíduos. Os dados pessoais dos participantes do estudo não serão divulgados, apenas os analisados em conjunto.