X

Hospital São Caetano passa a ser em hospital Universitário

Na última quinta-feira (7), a USCS e a prefeitura de São Caetano, através do prefeito interino, Tite Campanella assinaram termo de cessão de uso do Hospital São Caetano para a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Esta é uma importante etapa na transformação do equipamento em Hospital Universitário, o que poderá possibilitar a volta do funcionamento 24h, atendendo pacientes do SUS e também de convênios particulares.

O Hospital São Caetano chegou a fechar as portas em 2010 por causa de dívida milionária da Sociedade Beneficente Hospitalar São Caetano, entidade privada. Em acordo judicial com a antiga administradora do prédio, a Prefeitura conquistou em 2019 o direito de permanecer como depositário do imóvel, que foi usado para abrigar os atendimentos ambulatoriais de cinco Unidades de Saúde que passaram por reformas. Em 2020 e em 2021, o Hospital São Caetano funcionou como Hospital de Campanha, atendendo pacientes com covid-19.

Sob a administração da USCS, o Hospital servirá para o desenvolvimento de tecnologias e de atividades técnico-científicas, em especial de estágios, internato e residência médica de todos os cursos de Saúde da USCS, pelos próximos 20 anos.

Haverá a manutenção do Centro de Pesquisa Clínica, coordenado pelo professor Fabio Leal, que atualmente está testando três vacinas: duas contra a covid-19 (CoronaVac e Janssen) e a nova tetravalente contra a gripe (Instituto Butantan).

No local, também já funcionam, em dois andares, o CAU-USCS (Centro Ambulatorial Universitário) e o CASMI (Centro de Atenção à Saúde Materno Infantil), ambulatórios onde os docentes da Universidade prestam atendimento junto com os alunos do curso em 20 especialidades, serviços que devem ampliar bastante o número de atendimentos.

As especialidades são: Cardiologia, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia Obstetrícia, Hematologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oncologia, Ortopedia, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia, Urologia e Oftalmologia.

Para o funcionamento pleno como Hospital Universitário, ainda será construído um laboratório, entre outras estruturas e adaptações no prédio.

Imprensa:

This website uses cookies.