O São Bernardo é finalista da Copa Paulista de 2021. A vaga foi garantida na última terça-feira no estádio Primeiro de Maio com a vitória por 2 a 0 em cima do rival da região São Caetano. No jogo de ida, no estádio Anacleto Campanella, houve empate por 1 a 1.
Nas finais, a equipe do ABC enfrenta o Botafogo-SP que eliminou a Portuguesa na última quarta-feira ao vencer por 3×0 em Ribeirão Preto. No jogo de ida, a Lusa venceu por 2×1 e precisava de um empate para avançar.
A primeira partida da decisão acontece neste domingo (7) no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, às 11h. Melhor campanha nas fases anteriores, o São Bernardo FC decide o título como mandante, no próximo dia 14 (domingo), às 11h, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo.
A competição é organizada pela Federação Paulista de Futebol e oferece aos finalistas uma vaga para a Copa do Brasil e outra para a Série D do Brasileiro de 2022. O São Bernardo vai atrás de seu segundo título na temporada, porque no primeiro semestre já foi campeão Paulista da Série A2 e garantiu o acesso ao Paulistão 2022.
O jogo
Debaixo de uma fria e constante garoa, o jogo começou movimentado. O São Caetano ariscava chutes de longa distância para deixar o goleiro Junior Oliveira esperto. Vitinho, com gripe, foi a baixa do São Bernardo.
Foi o que aconteceu aos nove minutos, quando Josué soltou a bomba da intermediária e o goleiro espalmou por cima do travessão. Desta vez o Azulão não contou com o MC Livinho, vetado por contusão.
De outro lado, o São Bernardo respondia. De longe, o meia Cesinha soltou a bomba e a bola tocou em cima do travessão e foi pra fora, aos 18 minutos. No minuto seguinte, Gionnotti é quem chutou de fora da área e o goleiro Luiz fez boa defesa.
Mas o cenário mudou antes do primeiro minuto do segundo tempo. Após triangulação na saída de bola, o meia Gionnotti ajeitou e bateu de perna esquerda. O tiro diagonal ainda bateu na trave esquerda e entrou.
O gol desnorteou o Azulão que quase sofreu o segundo gol aos três minutos. Cesinha chutou de longe e a bola, de novo, explodiu no travessão.
O São Bernardo continuou melhor e passou a finalizar com mais frequência. Só não aumentou o placar porque o experiente Luiz fez boas defesas em chutes de Gionnotti, Cesinha e Romisson.
Mas o ‘gol do jogo’ saiu aos 38 minutos. Lucas Brasil perdeu a bola no meio-campo e o São Bernardo armou contra-ataque. Matheuzinho desceu pelo lado direito e cruzou, o volante Rodrigo Souza abriu as pernas, fez o corta-luz e a bola ficou para o chute de Natan. Ele acertou o canto esquerdo de Luiz que ainda saltou, mas sem sucesso.