X

Cineclube estreia temporada com filmes dirigidos e escritos por profissionais negros

Além das exibições do cinema negro mundial, apresenta debates com convidados especiais

No dia de celebrar as lutas antirracistas e a contribuição das pessoas negras à cultura e à sociedade, a nova temporada do Cineclube Futura estreia com uma seleção especial de títulos do cinema negro mundial. A cada semana, será exibido um longa-metragem dirigido ou roteirizado por profissionais negros do cenário audiovisual, com narrativas diversas que vão muito além do foco na questão racial. A estreia será neste sábado (20) Dia da Consciência Negra, às 22h, e após os filmes, o Cineclube apresenta um debate acerca do filme exibido, com condução da cineasta Yasmin Thayná e convidados especiais de Belém, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Maranhão e da África.

A temporada tem o objetivo de prestigiar e dar visibilidade ao trabalho de produtores do cinema negro, de países como Angola, África do Sul, Estados Unidos, Quênia e Brasil. A estreia será com o documentário “Libertem Angela Davis”, sobre a trajetória da ativista americana, um dos ícones do movimento negro mundial. E ao longo dos episódios, é possível assistir à ficções e documentários de variados temas.

Nesta edição do Cineclube, após a exibição de cada filme, haverá um debate destacando as pautas sociais abordadas nas obras entre a apresentadora Yasmin Thayná e convidados de diversos lugares do mundo, como Lukresya Nascimento, ativista dos direitos humanos e LGBTQIA+; Kelly Araújo, educadora popular e remanescente de uma comunidade Quilombola; YaniraTiny, ativista social das causas raciais, feministas e de gênero; Bethania Maia, produtora de programas, mostras e festivais; Gabriel Coelho, cineasta; Nizaj, MC, músico e ator, de Angola; e Victoria Costa, cineasta.

Os programas ficarão disponíveis também nos Canais Globo e Globoplay. O Cineclube integra a série de iniciativas do Futura para ampliar a representatividade e diversidade nas telas e o alcance de atuação nos territórios brasileiros. Até o fim do ano, o Canal promove um conjunto de iniciativas multiplataformas com conteúdos audiovisuais, cursos, mobilizações que apoiam causas, professores, estudantes, jovens e famílias.

Imprensa:

This website uses cookies.