X

Programa ‘Mãe Mauaense’ visa reduzir as taxas de mortalidade

Ações incluem acompanhamento do pré-natal, parto e puerpério, além de fornecimento de kit maternidade

Os índices de mortalidade são referenciais para o planejamento de políticas e programas de saúde ao redor do mundo, e os óbitos infantis têm papel crucial na avaliação da saúde e da qualidade de vida da população. Preocupada com o bem-estar dos munícipes, a Prefeitura de Mauá lançou nesta terça-feira (14/12), em evento para profissionais da rede, o ‘Mãe Mauaense – Semeando Vidas’, plano de enfrentamento para reduzir a mortalidade materno e infantil.

Os óbitos infantis refletem as condições sociais dos moradores de uma cidade e a adequação dos serviços de saúde. Ciente do crescimento dos índices no Brasil este ano, a Secretaria da Saúde retomou o comitê de mortalidade materno infantil e passou a discutir os processos de trabalho e de cuidado em rede.

Em 2018, o município registrou 63 óbitos, enquanto que em 2019 foram 51. No ano passado apontou 47, e neste ano, 52, segundo dados prévios.

Entre as ações que vem sendo realizadas estão a reorganização da rede e a revisão do protocolo de atendimento. “Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, comentou o prefeito Marcelo Oliveira.

O ‘Mãe Mauaense’ prevê uma série de iniciativas e serviços que já vem sendo implementados. Entre elas, planejamento reprodutivo, garantia de acompanhamento do pré-natal, parto e puerpério, ampliação do acesso e acompanhamento do pré-natal de alto risco, fortalecimento da política de aleitamento materno, programa de transporte para gestante, serviço de monitoramento e central de dúvidas, visita a maternidade, kit maternidade (enxoval) e avaliação psicossocial.

Imprensa:

This website uses cookies.