X

Mais de 1,8 mil testes durante a nova fase do Disque Coronavírus em São Caetano

A secretaria de Saúde de São Caetano completou um mês do programa Disque Coronavírus – Fase 2, uma ação rápida e eficaz para quebrar a cadeia de transmissões. Com ele, cada paciente que testa positivo indica até três pessoas com as quais teve contato recente, que também serão testadas. Em caso de mais resultados positivos, são abertos novos processos de rastreamento, formando uma grande rede de proteção. A cidade é a única do Estado de São Paulo a testar contactantes.

No primeiro mês de atendimentos foram realizados 1.808 testes, entre moradores sintomáticos e contactantes, e 83 foram positivos, cerca de 4,5%.

Segundo a secretaria, o esquema vacinal completo de mais de 94% da população acima de 12 anos tem mantido o número de casos positivos baixos na cidade. “Nos últimos dias, atingimos o menor índice de internações, desde o início da pandemia. Temos observado casos cada vez mais leves porque, além de prevenir a morte pela doença, as vacinas oferecem grande redução de risco de infecção grave e hospitalização”, destacou o secretário.

Logo que a pandemia deu os primeiros sinais no Brasil, São Caetano se movimentou com a criação do Comitê de Emergências. As duas primeiras medidas implantadas foram a plataforma do Disque Coronavírus e a Telemedicina.

O Disque Coronavírus – Fase 2 foi desenvolvido em parceria com a USCS e o Laboratório Hilab, que oferece os testes de antígeno, com entrega de resultados em até 20 minutos (inclusive com envio ao paciente por SMS) e o processamento das amostras em tempo real.

Imprensa:

This website uses cookies.