X

Juá Sociedade Esportiva e Cultural completa 70 anos

O futebol amador de Mauá está em festa. A tradicional equipe do Juá Sociedade Esportiva e Cultural do Jardim Zaira completou em 25 de janeiro setenta anos de existência, fruto do trabalho contínuo de seus idealizadores e dirigentes ao longo destas sete décadas de atividades no futebol regional. Confirmando sua origem operária, a agremiação foi fundada dentro dos galpões da Fábrica Grande, a antiga empresa cerâmica João Jorge Figueiredo, depois Miranda Coelho.

Várias reuniões foram realizadas para discutir o assunto, até que, numa destas reuniões realizadas na casa de José Stella (atual av. Castelo Branco) no início de janeiro de 1952, resolveram criar o novo time e denominá-lo Vila João Jorge FC, numa mescla de homenagem ao bairro e à empresa. Após a fundação, seus dirigentes procederam à escolha das cores, da aquisição do uniforme, do campo, dos jogos e demais assuntos à vida do novo time de Mauá.

Vila João Jorge FC. Em pé, da esquerda para direita: Jeremias, Ernesto, Dinão, Milton, Talin, Bugrão, Américo, Ville Passine, José Stella e Nhéco (Ismael Viana de Freitas). Agachados: Mingão, Xavier, Landão, Clide, Ditinho, Adolfo Leardini e Carlinhos. Antigo campo do Juá, atual SESI 079. Acervo pessoal de Celso Stella. Ano: 1958.

Os fundadores foram Ismael Viana de Freitas, Ivo Pasianot, José Stella, Rubens de Souza (o primeiro presidente), Benedito Fagundes da Costa, Ângelo Rossinelli, Jacir Viana de Freitas, Jorge Brasuski, David Teixeira, José Manoel, Clide Viana de Freitas, Vicente Loro, Domingos Loro e Carlos Ferreira Camargo. Em campo, um excelente time que em sua primeira partida oficial goleou o São João FC por 8×2, assim escalado: Dimas, Agostinho, Bugrão, Ivo e Miguel; Domingos, Joãozinho e Orlando; João Bonassorte, Ditinho e Ditinho II.

Inicialmente, o time era formado por jogadores juvenis, mas com a filiação do Juá na liga de Santo André (a Liga de Mauá só seria fundada em 1958) e a participação do clube em competições como a Taça Cidade de Mauá, a equipe foi reforçada, conquistando assim vários títulos, sendo o primeiro deles em 1955, quando o então Vila João Jorge levantou o troféu da Taça Cidade de Mauá.

TÍTULOS

O curioso é que o Juá só viria disputar um torneio oficial em 1954, a Taça Cidade de Mauá. Na época, as competições eram promovidas pela Liga de Futebol de Santo André, já que a Liga Mauaense só seria formada em 1958. Nesse torneio, foi vice-campeão. Foi enfim campeão da “Taça” em 1955, repetindo o feito em 1957, 1960, 1961, 1962, 1963 e 1965.

O PRIMEIRO CAMPEÃO MAUAENSE

Em 1957, a Liga Santoandreense de Futebol criou a então chamada “Divisão Mauá”, com a participação de 10 clubes, todos da cidade. Até então, a Liga de Mauá ainda não havia sido criada, por isso o campeonato foi organizada pela liga da cidade vizinha, mas tanto para os antigos como para os novos dirigentes e simpatizantes do Juá, aquele foi sim o primeiro campeonato mauaense de futebol, conquistado justamente pelo Vila João Jorge FC, numa decisão vencida pela equipe do Zaíra contra o forte time da Porcelana Real. Oscampeões de 1957: Fábio, Heitor, Bugre, Carlinhos e Pedro; Parmejani, Dadinho e Ivo; Xavier, Clide e Ditinho.

O Juá passou a ter a atual denominação a partir de agosto de 1990, na gestão do Presidente Antonio Rodrigues Moreira, mas havia tempos que a equipe era conhecida como Juá em razão da existência desse fruto espinhoso encontrado nos morros na beira do campo onde mandava seus jogos, hoje Bairro Cerqueira Leite. Com isso, o então Vila João Jorge FC virou Juá SEC.

O lateral Vicente Loro, o popular Bugre, foi um dos lendários atletas a vestir a camisa do tradicional time do Jardim Zaíra. Em 1956, Vicente Loro “Bugre” estava na histórica partida realizada em Santo André, quando o Corinthians local foi goleado pelo Santos por 7×1. Bugrão foi testemunha presente do primeiro gol de Pelé como atleta profissional. O Juá possui um dos melhores campos da várzea de Mauá, palco de importantes passagens do futebol local. Atualmente o Juá disputa a 2º divisão do futebol amador de Mauá e um dos clubes organizadores da Copa Amizade, torneio que envolve diversos clubes da região. Seu presidente é Aparecido Vicente Dias, o popular Tchaca.

Daniel Alcarria:

This website uses cookies.