X

Alunos dos ensinos Fundamental e Médio terão reforço escolar em SCS

Recuperar o tempo perdido e principalmente retornar às aulas presenciais nas escolas municipais vai requerer muito trabalho por parte dos professores neste início do ano letivo, e o reforço escolar será primordial para boa parte dos alunos do ensino fundamental e médio de São Caetano.

Para que seja coroado de êxito o retorno às aulas, foi criado e colocado em prática o Programa de Reforço Escolar, neste primeiro mês de aulas, para a revisão do conteúdo pedagógico dos últimos dois anos, combatendo assim os principais déficits de aprendizagem dos alunos, por causa da pandemia do coronavírus.

O Reforço Escolar visa assegurar a evolução de 14 mil crianças e adolescentes, garantindo que nenhum aprendizado fique para trás e dando apoio psicológico, buscando entender todas as fragilidades dos alunos, sofridas durante a pandemia e para que nenhum fique para trás nos estudos. Após o primeiro mês, será feita a avaliação pedagógica, que dará um diagnóstico preciso sobre o estágio em que cada aluno se encontra.
Se ainda assim o estudante apresentar algum déficit de aprendizagem, as aulas de reforço continuarão, desta vez no contraturno escolar. A partir de 7 de março será iniciada a aplicação do conteúdo do ano correspondente à matrícula do aluno.

A Retomada da Educação no município foi elaborada a partir de outros três pilares: saúde, segurança alimentar e renda. O Programa Saúde na Escola prevê ações conjuntas entre as secretarias de Saúde, Educação e Assistência e Inclusão Social, como a ampliação do Projeto Território Conectado, que consiste em entender e conhecer o contexto em que o aluno vive para abordagens mais assertivas, visando assegurar o seu desenvolvimento integral.

Dentro deste eixo também está o Comitê de Monitoramento Sanitário, grupo intersetorial para ações de suporte para as escolas e para as famílias, que já definiu protocolo. Entre os principais pontos estão os que alunos sintomáticos deverão permanecer isolados até a chegada dos responsáveis; a Secretaria de Educação deverá ser notificada a cada caso confirmado de covid-19; casos suspeitos ou confirmados deverão ser afastados por pelo menos 7 dias; o restante da turma poderá permanecer em atividade presencial sob observação direta e contínua; e nenhum aluno deverá retornar à atividade presencial com sintomas.

Outro pilar, a Segurança Alimentar engloba a volta do Programa Almoço na Escola, para todos os 12 mil alunos do Ensino Fundamental. E também do Nutre&Ação, que garante merenda reforçada e a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Já o último eixo é o Renda + Educação, programa de transferência de renda para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Critérios para a concessão do benefício, além de prazos e valores, constarão em projeto de lei que deverá ser enviado ao Legislativo.

Imprensa:

This website uses cookies.