X

Cantinho do Zezé – 05/03/2022

“São José Futebol Clube” fundado em primeiro de março de 1954, faz parte do contexto esportivo dos clubes do bairro São José

É lembrado carinhosamente desde sua fundação, também por ter sido um clube humilde, que numa era do Futebol Amador de São Caetano do Sul, representou com dignidade as cores verde, amarela, azul e branca, tendo em suas partidas um cartel de 3.049 tentos marcados, provando sua força no cenário amador de nossa cidade, com atletas de muito realce. Que lhe outorga a quarta colocação com muito brilho, o ranking entre seus co-irmãos esportivos, posto isso homenageando os 73 anos da Liga Sancaetanense de Futebol, reitera nosso carinho a todos os presidentes que com muito denodo fizeram parte dessa trajetória, com muita humildade, nas alegrias do esporte. Perpetuando “uma homenagem do Grupo Marcelino” mais de quinhentos atletas foram inseridos no rol de suas vitórias.

Eis alguns dados dessa magnitude: primeira partida oficial do São José Futebol Clube foi realizada dia 29 de junho de 1954 no estádio do Cerâmica São Caetano S.A., com a direção de esportes dos saudosos João Nunes Barbosa e Benedito Manoel, frente ao Vila Paulina, na vitória por 1×0 (primeiro quadro), gol de Argentino, em penalidade máxima. Eis a formação do São José: Guilherme, Helio, Argentino, Fabio, Dauri, Quico, Zuzinha, Dorival, Natale, Berto, Bino tendo como seu mascote Claudio Manoel. As rainhas daquela oportunidade foram Geni, Rosa, Anésia, Angela. Já o expressinho do São José F.C. empatou em 1×1 gol de Xixico. Equipe formou com: Mario, Guerino, Célio, Gilberto, Geraldo, Elzo, Guido Sebastião, Xixico, Bertinho, Manolo (Zezé).

Em 28 de dezembro de 1969, equipe Principal venceu a SE Alvi Celeste por 2×0, sagrando-se campeão da primeira divisão da L.S.F. com dois gols de Biá. Eis a formação do São José Futebol Clube: Sergio, Edmilson, Luizinho, Serginho, Pelezinho, Clovis, Mirão, Badaró, Zé Carlos, Amarelo, Biá. Conquistando o Troféu “Rádio Cacique”.

Dia 13 de dezembro de 1970 o “São José Futebol Clube” campeão invicto da divisão especial 2×0 frente ao Sete de Setembro com gols de Bobbi e Alan. Equipe formou com: Molina, Carlos Motta, Claudio Pixaim, Alemão, Cesar, Denivaldo, Bobbi, Luis Carlos, Amarelo e Alan.

Essa foi a maneira de enaltecer as performances do São José Futebol Clube, seus atletas, dirigentes, associados e todos que fizeram parte de nossas equipes. NR: dados retirados dos cadernos informativos do São José Futebol Clube, “lembrando também que devido as fusões das equipes” a sigla oficial passou a ser C.E.R.V. São José.

Agradecimentos a Gazeta Esportiva, que circulou meio século, Fundação Pró-Memória, Revista Raízes, Luiz Domingos Romano, Amigos do Memofut, Prof. Renato Donizete, Jornais A Voz do ABC e Imprensa ABC, afinal já são quase 1.100 edições dedicadas com carinho aos nossos leitores, orgulhosamente fazendo as grandes alegrias do futebol. Com vocês a razão direta dos sucessos.

José Pires Maia "Zezé": Articulista da coluna "Cantinho do Zezé", que traz o melhor do futebol nostalgia, contando histórias dos mais diversos clubes que abrangem a região.

This website uses cookies.