Iniciativa integra curso de extensão das faculdades de Jornalismo e Direito da Universidade Metodista
Desde março, quando foram instituídos por meio de eleições diretas, os grêmios e conselhos estudantis das escolas municipais de Diadema têm participado ativamente das decisões sobre os mais variados temas – do cardápio da merenda ao material didático usado dentro da sala de aula.
No caso dos estudantes da EMEB Letícia Beatriz Pessa esse exercício de vivência democrática ganhará mais uma ferramenta: a comunicação. Isso porque a unidade de Ensino Básico do Jardim União foi a escolhida pela Universidade Metodista, de São Bernardo, para a realização de oficias de redes sociais.
Com o auxílio de 12 universitários (2 do curso de Direito e 10 do curso de Jornalismo) os membros do Grêmio Diadorim farão um podcast sobre os assuntos que acharem mais pertinentes. Também receberão dicas sobre o uso de aplicativos como TikTok. A parceria foi confirmada durante encontro realizado nesta quarta (20) na própria escola.
“Essa atividade faz parte do curso de extensão da Metodista e a nossa ideia é auxiliá-los na utilização dessas redes sociais e, assim, incentivá-los a usar a comunicação como ferramenta de transformação do dia a dia. Queremos aproximar esses estudantes de novas formas de linguagem. Claro que sempre respeitando os limites de cada faixa etária”, explica a professora da Metodista, Patrícia Sosa Mello.
Previsto em lei desde 1985, os grêmios estudantis são espaços formados por quem está prestes a concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. Nos grêmios, todos os alunos podem exercitar sua participação comunitária, debatendo temas que poderão melhorar a vida de todos dentro das escolas.
A demanda por oficinas para melhor se comunicar com a comunidade foi feita por alunos da EMEB Letícia Beatriz Pessa durante o lançamento do PDE (Plano do Desenvolvimento da Educação) Diademense. Estudantes do colégio comentaram que queriam desenvolver um jornal ou um canal de comunicação para divulgar ações da escola – a demanda foi prontamente atendida pela Secretaria de Educação.