X

Democracia e Liberdade

Esta semana fui conduzido para assumir a Coordenação Estadual do Movimento Livre no Estado de São Paulo, notícia que me deixou extremamente honrado. Por esse motivo resolvi escrever na coluna dessa semana um pouco sobre a atuação dos movimentos políticos e sua importância no cenário nacional.

O Movimento Livres assim com outros movimentos políticos tem exercido papel fundamental na construção de um debate político mais propositivo, pois em sua grande maioria os movimentos têm se dedicado na formação de lideranças, apoiando o desenvolvimento intelectual, proporcionando espaço para debates e promovendo estudos sobre políticas públicas com real impacto na vida das pessoas.

A convicção liberal do Livres faz parte de sua essência, sua atuação visa despertar uma consciência mais clara sobre o conceito de liberalismo, saindo dos ataques rasos daqueles que colocam o tema numa disputa eleitoral sem ao menos entender suas bases. Apesar de alguns utilizarem como um simples apelo de marketing em decorrência de um modismo, o liberalismo é muito mais do que isso, trata-se de uma teoria política, econômica e social com base na defesa da liberdade individual e vem sendo estudado há muitos anos.

Para nós a expressão política do liberalismo, é a democracia liberal. Mas de fato o que faz uma democracia ser liberal? Apesar da democracia ter surgido na Grécia antiga, estamos muito mais acostumados a viver ao longo dos tempos nos regimes autoritários do que em regimes democráticos, ainda é possível ver regimes autoritários espalhados pelo mundo e em outros tantos lugares, regimes disfarçados de democráticos que até tem eleições, porém passam longe de ser algo democrático.

Para uma democracia liberal é fundamental eleições livres, limpas e regulares, além de uma limitação de poder dos eleitos, divisões de atribuições, direito a oposição, liberdade de expressão, imprensa livre e respeito aos direitos humanos.

Sendo assim, há muito mais elementos fundamentais para garantir uma democracia liberal do que simplesmente o voto. E devemos ficar atentos, pois ao menor sinal de desrespeito a esse conceito tão importante em nossas vidas devemos insurgir para garantir a nossa própria liberdade.

Alan de Camargo: Empreendedor, Líder do Movimento Livres, RenovaBR e da Rede Global de Empreendedorismo em São Caetano, Colunista do Jornal Imprensa ABC, membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Caetano do Sul e membro do CID (UNESCO).

This website uses cookies.